Cartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso da Carta Exercício do Olhar na Trilha Fractais com Arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Mayara de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Cristina Lúcia Dias Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-17T18:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-17T18:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMAPA EXERCÍCIO DO OLHAR TRILHA FRACTAL COM ARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430881-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se do Mapa do percurso pedagógico na Carta Exercício do Olhar na Trilha Fractais com Arte na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior-  PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O mapa mostra o percurso na Trilha Fractais com Arte. No contexto da Geometria Fractal, foi selecionado o Triângulo de Sierpinski e no contexto artístico foi o movimento Pop Art. Essa trilha dos Fractais com Arte inicia com uma curadoria, após feitas leituras dos textos indicados para a imersão no universo artístico do movimento Pop Art, com a leitura da dissertação de Lessa (2009). As produções artístico-matemáticas que materializam os saberes adquiridos, as aprendizagens efetivadas se deram por meio da criação de um cartão fractal no estilo Pop Art e um triângulo de Sierpinski no estilo Pop Art desenvolvido originalmente no software iGeom.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent172 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte Africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFractalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPop Artept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTriângulo de Sierpinskipt_BR
Título: dc.titleCartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso da Carta Exercício do Olhar na Trilha Fractais com Artept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior-  PPGCIMESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons