Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-17T18:24:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-17T18:24:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAPA EXERCÍCIO DO OLHAR TRILHA FRACTAL COM ARTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430881 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se do Mapa do percurso pedagógico na Carta Exercício do Olhar na Trilha Fractais com Arte na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O mapa mostra o percurso na Trilha Fractais com Arte. No contexto da Geometria Fractal, foi selecionado o Triângulo de Sierpinski e no contexto artístico foi o movimento Pop Art. Essa trilha dos Fractais com Arte inicia com uma curadoria, após feitas leituras dos textos indicados para a imersão no universo artístico do movimento Pop Art, com a leitura da dissertação de Lessa (2009). As produções artístico-matemáticas que materializam os saberes adquiridos, as aprendizagens efetivadas se deram por meio da criação de um cartão fractal no estilo Pop Art e um triângulo de Sierpinski no estilo Pop Art desenvolvido originalmente no software iGeom. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 172 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte Africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fractal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pop Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo de Sierpinski | pt_BR |
Título: dc.title | Cartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso da Carta Exercício do Olhar na Trilha Fractais com Arte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MAPA EXERCÍCIO DO OLHAR TRILHA FRACTAL COM ARTE.pdf | 164,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430881/2/MAPA EXERCÍCIO DO OLHAR TRILHA FRACTAL COM ARTE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons