Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-17T17:31:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-17T17:31:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAPA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA CARTEMÁTICA NA DISCIPLINA MATEMÁTICA E ARTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430878 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se do Mapa do percurso pedagógico da discente Helena do Socorro Campos da Rocha na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O espaço de aprendizagem da disciplina é formado por territórios interdisciplinares chamados Cartas, que são desenhos das interseções entre Matemática e Arte. Na Carta Exercícios do Olhar foram exploradas três trilhas: Número com Arte; Simetria com Arte e Fractal com Arte. Em cada trilha buscou-se educar o olhar, no sentido de estabelecer relações, conexões e intersecções entre a Matemática e a Arte. Para isto, foram realizadas imersões em específicos contextos artísticos e matemáticos e posteriormente estabelecida as possíveis conexões. de A primeira trilha é o contexto dos números, no qual foi selecionado número PI e suas propriedades. O contexto artístico explorado foi o Cubismo e seu maior representante o artista Pablo Picasso. A segunda é o contexto da Simetria, no qual foi selecionada a simetria rotacional e suas principais propriedades. O contexto artístico explorado foi Arte Africana. A terceira é o contexto da Geometria Fractal, no qual foi selecionado o Triângulo de Sierpinski. O contexto artístico foi o movimento Pop Art. Além das trilhas, Mostra dois momentos culturais ocorrido em uma visitação ao Teatro da Paz e outro envolvendo a construção de poemas dadaístas permeado pela leitura dos textos de Jorge Larrosa Bondía (2017) “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” e o texto de Cristina Vaz (2018) “Fragmentos de Inspiração Poética”. Acerca de experiência e ilustrado com a Arte Digital do artista Marcel Caram. Mostra os produtos da disciplina através do Inventário Artístico-matemático, o Diário de Impressões e a Caixinha de Impressões que culminou com a escrita do e-book Matemática e Arte em trilhas, olhares e diálogos e de um evento de passagem denominado Festival Matemática & Arte. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 524 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Cartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso de Helena Rocha | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons