Cartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso de Helena Rocha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Cristina Lúcia Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-17T17:31:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-17T17:31:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMAPA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA CARTEMÁTICA NA DISCIPLINA MATEMÁTICA E ARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430878-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se do Mapa do percurso pedagógico da discente Helena do Socorro Campos da Rocha na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O espaço de aprendizagem da disciplina é formado por territórios interdisciplinares chamados Cartas, que são desenhos das interseções entre Matemática e Arte. Na Carta Exercícios do Olhar foram exploradas três trilhas: Número com Arte; Simetria com Arte e Fractal com Arte. Em cada trilha buscou-se educar o olhar, no sentido de estabelecer relações, conexões e intersecções entre a Matemática e a Arte. Para isto, foram realizadas imersões em específicos contextos artísticos e matemáticos e posteriormente estabelecida as possíveis conexões. de A primeira trilha é o contexto dos números, no qual foi selecionado número PI e suas propriedades. O contexto artístico explorado foi o Cubismo e seu maior representante o artista Pablo Picasso. A segunda é o contexto da Simetria, no qual foi selecionada a simetria rotacional e suas principais propriedades. O contexto artístico explorado foi Arte Africana. A terceira é o contexto da Geometria Fractal, no qual foi selecionado o Triângulo de Sierpinski. O contexto artístico foi o movimento Pop Art. Além das trilhas, Mostra dois momentos culturais ocorrido em uma visitação ao Teatro da Paz e outro envolvendo a construção de poemas dadaístas permeado pela leitura dos textos de Jorge Larrosa Bondía (2017) “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” e o texto de Cristina Vaz (2018) “Fragmentos de Inspiração Poética”. Acerca de experiência e ilustrado com a Arte Digital do artista Marcel Caram. Mostra os produtos da disciplina através do Inventário Artístico-matemático, o Diário de Impressões e a Caixinha de Impressões que culminou com a escrita do e-book Matemática e Arte em trilhas, olhares e diálogos e de um evento de passagem denominado Festival Matemática & Arte.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent524 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleCartografia da Aprendizagem em Matemática e Arte: Desenho do Percurso de Helena Rochapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
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