Caixa de Inspiração Baú Pop Arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Mayara de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Cristina Lúcia Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-17T16:46:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-17T16:46:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherCAIXA DE INSPIRAÇÃO HR e MAYARApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430873-
Resumo: dc.description.abstractA Caixa de Inspiração é uma ferramenta produzida na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior-  PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. É uma caixa artesanal contendo três atividades inspiradas no inventário artístico-matemático e que complementam a aprendizagem dos participantes da disciplina. Apresenta o formato de um baú e foi personalizada pelo artista bragantino Moacir Cardoso. A caixinha de inspiração foi construída a partir de memórias afetivas encontradas no inventário artístico-matemático dos alunos Luciano e Marcélia. As três atividades propostas foram organizadas e construídas por meio de QRcode: 1. Atividade Coletiva: a) Baixar o Aplicativo Arts & Culture. b) Realizar curadoria das obras. c) Escolher uma obra de arte que tivesse relação com o estudado na disciplina. O produto dessa atividade foi um texto indicando a obra de arte escolhida e sua relação com a trilha; 2. Atividade Individual Marcélia: Como complemento da trilha Simetria e Arte africana, a aluna deveria ler o Capítulo Mito e tradição oral lunda-cokwe na ficção narrativa angolana: uma releitura do romance Lueji, de Pepetela, de Manuel Muanza, p. 65 do Livro África, Escritas Literárias e com base nas máscaras que foram anexadas ao capítulo, estabelecer uma relação do conceito matemático dessa trilha com a arte africana. O produto dessa atividade foi de livre escolha (texto, desenho, charge, etc); 3. Atividade individual Luciano: Utilizando a Tela, tintas e pincéis o aluno fez a releitura da obra “Falsificado Início” de Jasper Johns, um dos principais artistas do movimento Pop Art. O produto foi uma tela pintada com a releitura em POP ART.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaixa de Inspiraçãopt_BR
Título: dc.titleCaixa de Inspiração Baú Pop Artept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior-  PPGCIMESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons