Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-17T16:46:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-17T16:46:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | CAIXA DE INSPIRAÇÃO HR e MAYARA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430873 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Caixa de Inspiração é uma ferramenta produzida na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. É uma caixa artesanal contendo três atividades inspiradas no inventário artístico-matemático e que complementam a aprendizagem dos participantes da disciplina. Apresenta o formato de um baú e foi personalizada pelo artista bragantino Moacir Cardoso. A caixinha de inspiração foi construída a partir de memórias afetivas encontradas no inventário artístico-matemático dos alunos Luciano e Marcélia. As três atividades propostas foram organizadas e construídas por meio de QRcode: 1. Atividade Coletiva: a) Baixar o Aplicativo Arts & Culture. b) Realizar curadoria das obras. c) Escolher uma obra de arte que tivesse relação com o estudado na disciplina. O produto dessa atividade foi um texto indicando a obra de arte escolhida e sua relação com a trilha; 2. Atividade Individual Marcélia: Como complemento da trilha Simetria e Arte africana, a aluna deveria ler o Capítulo Mito e tradição oral lunda-cokwe na ficção narrativa angolana: uma releitura do romance Lueji, de Pepetela, de Manuel Muanza, p. 65 do Livro África, Escritas Literárias e com base nas máscaras que foram anexadas ao capítulo, estabelecer uma relação do conceito matemático dessa trilha com a arte africana. O produto dessa atividade foi de livre escolha (texto, desenho, charge, etc); 3. Atividade individual Luciano: Utilizando a Tela, tintas e pincéis o aluno fez a releitura da obra “Falsificado Início” de Jasper Johns, um dos principais artistas do movimento Pop Art. O produto foi uma tela pintada com a releitura em POP ART. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caixa de Inspiração | pt_BR |
Título: dc.title | Caixa de Inspiração Baú Pop Arte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CAIXA DE INSPIRAÇÃO HR e MAYARA.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430873/2/CAIXA DE INSPIRAÇÃO HR e MAYARA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons