Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Umbelino, Giseli Origuela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T03:28:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T03:28:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430746 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva produzir articulações teóricas dos campos de gênero, interseccionalidade e decolonialidade, considerando os marcadores de gênero, classe e raça/etnia. A análise das articulações teóricas foi realizada com o intento de produzir reflexões úteis sobre a formação continuada de professoras/es da educação básica. Nesse sentido, o foco da pesquisa voltou-se para as demandas da rede pública de Mato Grosso, cujo produto final foi o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada com a temática: “Gênero, Interseccionalidade e Decolonialidade: perspectivas e abordagens para a descolonização do gênero no ensino de história”. Com o desenvolvimento da pesquisa, ao priorizar o destaque às produções regionais de mulheres, buscou-se reconhecer o trabalho acadêmico e científico feminino como predominante. Desse modo, espera-se contribuir para um ensino de história comprometido com o desenvolvimento de novas formas de pensar o mundo. Sem ignorar os obstáculos impostos a esse caminho formativo, ao problematizarem as relações de poder produtoras de desigualdades, pretende-se sublinhar as contribuições destas categorias para o necessário exercício de se perceber, repensar e mudar práticas educativas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização do Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Título: dc.title | “Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de história | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Giseli Origuela Umbelino.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430746/2/Giseli Origuela Umbelino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons