“Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUmbelino, Giseli Origuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-01T03:28:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-01T03:28:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.other“Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430746-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação objetiva produzir articulações teóricas dos campos de gênero, interseccionalidade e decolonialidade, considerando os marcadores de gênero, classe e raça/etnia. A análise das articulações teóricas foi realizada com o intento de produzir reflexões úteis sobre a formação continuada de professoras/es da educação básica. Nesse sentido, o foco da pesquisa voltou-se para as demandas da rede pública de Mato Grosso, cujo produto final foi o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada com a temática: “Gênero, Interseccionalidade e Decolonialidade: perspectivas e abordagens para a descolonização do gênero no ensino de história”. Com o desenvolvimento da pesquisa, ao priorizar o destaque às produções regionais de mulheres, buscou-se reconhecer o trabalho acadêmico e científico feminino como predominante. Desse modo, espera-se contribuir para um ensino de história comprometido com o desenvolvimento de novas formas de pensar o mundo. Sem ignorar os obstáculos impostos a esse caminho formativo, ao problematizarem as relações de poder produtoras de desigualdades, pretende-se sublinhar as contribuições destas categorias para o necessário exercício de se perceber, repensar e mudar práticas educativas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescolonização do Gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Título: dc.title“Aprender a desaprender para reaprender”: a perspectiva da descolonização do gênero no ensino de históriapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons