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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Von Dentz, Edson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T03:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T03:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Saberes históricos e lugares de memória”: estratégias didáticas para o ensino de história no município de Lucas do Rio Verde – MT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430745 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de história pode ser abordado, entendido e apresentado de múltiplas formas, sendo que a presente pesquisa se propõe apresentar estratégias diferenciadas para mobilizar saberes históricos em espaços de memória, envolvendo educandos do ensino fundamental II e do ensino médio. Considera-se que a ausência do sentido histórico permeia os espaços da vida cotidiana e que a necessidade de mobilizar a memória está para além do espaço escolar ou do ensino de história enquanto componente curricular. Destaca-se que a presente pesquisa contempla questões referentes ao ensino nessa disciplina e retoma a valorização da memória, pois entende-se que pesquisar a memória histórica local e o patrimônio cultural de determinado lugar são elementos importantes para ensinar história. Neste sentido, a questão de pesquisa que mobiliza este estudo é a seguinte: “Quais os modos pelos quais estratégias diferenciadas no ensino de história podem proporcionar a construção de saberes históricos em diferentes espaços de memória e como diferentes formas metodológicas podem estimular essa construção?” Objetiva-se, então, investigar estratégias diferenciadas de ensinar história utilizando-se do patrimônio e dos símbolos urbanos, entendendo-os como locais de memória do município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso como forma de aprendizagem e de aprimoramento de propostas didático-pedagógicas no currículo da educação básica. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória, de caráter bibliográfico e de campo, uma vez que desenvolve o trabalho de aprofundar-se em uma temática explorando cientificamente o objeto de estudo, buscando referenciais através da metodologia da educação patrimonial e indo a campo verificar novas possibilidades metodológicas para o ensino de história. Assim, define-se como estudo de caso e se configura como de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo que apresenta relações singulares com a possibilidade de fazer da prática investigativa um processo de qualificação do ensino de história na educação formal. A pesquisa contribui com o aprender histórico ao problematizar a prática didática em ambientes diferenciados até então pouco explorados para as finalidades do ensino. No mesmo sentido, contribui para a formação de cidadãos críticos que compreendem seu meio como gerador de conhecimento histórico, constituindo-os como participantes na construção do processo histórico e como multiplicadores dos conhecimentos da história. Frente a isso realizamos, analisamos, refletimos e apresentamos estratégias educativas que contribuíram significativamente com a educação patrimonial; integrando, dessa forma, pesquisas, práticas de ensino e teorias que contribuem para a formação de conhecimento e cidadania dos educandos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | “Saberes históricos e lugares de memória”: estratégias didáticas para o ensino de história no município de Lucas do Rio Verde – MT | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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