Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA E SILVA, Hugo Monção de Mattos Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-13T12:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-13T12:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIET NAM - TEXTO | - |
identificador: dc.identifier.other | VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIET NAM - Guia para uso do site | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como tema a problematização da violência a partir da interpretação de fotografias da Guerra do Vietnã, tendo como produto um site que possibilita interpretações e debates na educação básica, dentro das concepções de História Visual, que busca analisar fotografias a partir de seu contexto de produção, consumo e trajetórias. Além disso, são pilares do trabalho os conceitos arendtianos de violência, banalização, naturalização e a ação reflexiva em torno da violência, ao mesmo tempo em que o conceito de contrato civil da fotografia de Ariella Azoulay é empregado para a problematização das fotografias de guerra em busca de um posicionamento ativo e crítico dos alunos em relação a violência. Neste sentido, o trabalho defende a concepção de que uma educação crítica e humanizada deve ser norteada em um currículo multidimensional e plural, e dentro de um saber histórico criado no âmbito da escola. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.222 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | uso de fotografias em sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra do Vietnã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Site | - |
Título: dc.title | VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIETNÃ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA para o site de como usar.pdf | 94,5 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430603/2/GUIA para o site de como usar.pdfDownload | |
HUGO DISSERTAÇÃO versão CD.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430603/3/HUGO DISSERTAÇÃO versão CD.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons