VIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIETNÃ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorROSA E SILVA, Hugo Monção de Mattos Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-13T12:48:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-13T12:48:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherVIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIET NAM - TEXTO-
identificador: dc.identifier.otherVIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIET NAM - Guia para uso do site-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430603-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem como tema a problematização da violência a partir da interpretação de fotografias da Guerra do Vietnã, tendo como produto um site que possibilita interpretações e debates na educação básica, dentro das concepções de História Visual, que busca analisar fotografias a partir de seu contexto de produção, consumo e trajetórias. Além disso, são pilares do trabalho os conceitos arendtianos de violência, banalização, naturalização e a ação reflexiva em torno da violência, ao mesmo tempo em que o conceito de contrato civil da fotografia de Ariella Azoulay é empregado para a problematização das fotografias de guerra em busca de um posicionamento ativo e crítico dos alunos em relação a violência. Neste sentido, o trabalho defende a concepção de que uma educação crítica e humanizada deve ser norteada em um currículo multidimensional e plural, e dentro de um saber histórico criado no âmbito da escola.-
Tamanho: dc.format.extent3.222 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectuso de fotografias em sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectviolência-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Vietnã-
Palavras-chave: dc.subjectSite-
Título: dc.titleVIOLÊNCIA EM QUESTÃO: PROPOSTAS PARA UMA ABORDAGEM CRÍTICA DE FOTOGRAFIAS DA GUERRA DO VIETNÃ-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons