SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS 3D COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSaib, Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-13T18:24:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-13T18:24:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educaionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430585-
Resumo: dc.description.abstractA versatilidade dos computadores os torna ferramentas tentadoras quando se pensa em inovação de metodologias educacionais. Com os computadores é possível buscar informações de forma ágil, acessar e produzir materiais em diversas mídias (vídeo, áudio, textos), jogar games com finalidades educacionais, entre muitas outras possibilidades. A justificativa mais frequente do uso de computadores no contexto do ensino, é tornar a tarefa de aprender mais atraente e motivadora. O estudo dos fenômenos físicos tem como fonte primária a natureza, o mundo ao nosso redor. Para estudar estes fenômenos, cientistas lançam mão de ferramentas úteis para o tratamento do fenômeno e de alguma forma poder explica-los. A Física utiliza a matemática como principal ferramenta de modelagem e através dela constrói modelos que permitem realizar previsões de comportamento dos sistemas em estudo. Gilbert (2005) aponta a visualização de modelos e de processos da natureza como um dos mecanismos de investigação utilizados pela ciência e deve ser aproveitada no contexto educacional. Através de simulações computacionais, podem ser visualizados fenômenos do cotidiano, como o movimento dos corpos a baixas velocidades e, também, fenômenos e sistemas não acessíveis ordinariamente, tais como a contração espacial em velocidades relativísticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2842pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSimulação Computacional 3D, Visualização de modelos e processos, Módulo Educacional.pt_BR
Título: dc.titleSIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS 3D COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons