Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Saib, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-13T18:24:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-13T18:24:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educaional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430585 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A versatilidade dos computadores os torna ferramentas tentadoras quando se pensa em inovação de metodologias educacionais. Com os computadores é possível buscar informações de forma ágil, acessar e produzir materiais em diversas mídias (vídeo, áudio, textos), jogar games com finalidades educacionais, entre muitas outras possibilidades. A justificativa mais frequente do uso de computadores no contexto do ensino, é tornar a tarefa de aprender mais atraente e motivadora. O estudo dos fenômenos físicos tem como fonte primária a natureza, o mundo ao nosso redor. Para estudar estes fenômenos, cientistas lançam mão de ferramentas úteis para o tratamento do fenômeno e de alguma forma poder explica-los. A Física utiliza a matemática como principal ferramenta de modelagem e através dela constrói modelos que permitem realizar previsões de comportamento dos sistemas em estudo. Gilbert (2005) aponta a visualização de modelos e de processos da natureza como um dos mecanismos de investigação utilizados pela ciência e deve ser aproveitada no contexto educacional. Através de simulações computacionais, podem ser visualizados fenômenos do cotidiano, como o movimento dos corpos a baixas velocidades e, também, fenômenos e sistemas não acessíveis ordinariamente, tais como a contração espacial em velocidades relativísticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2842 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação Computacional 3D, Visualização de modelos e processos, Módulo Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS 3D COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Eduardo Nascimento Saib.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430585/2/Produto Educacional - Eduardo Nascimento Saib.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons