Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de solubilidade de compostos orgânicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVendruscolo, Taciana-
Autor(es): dc.contributor.authorZoch, Alana Neto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-23T17:24:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-23T17:24:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
identificador: dc.identifier.otherhttp://docs.upf.br/download/ppgecm/Taciana_Produto.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430264-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho descreve o Produto Educacional desenvolvido para a dissertação de mestrado intitulada “Limites e possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de propriedades físicas de compostos orgânicos”, defendida dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). O produto educacional citado se refere a uma sequência didática, estruturada como uma UEPS, para o ensino de propriedades físicas de compostos orgânicos. Aqui se encontra a descrição de cada atividade proposta, bem como seus objetivos pedagógicos.A proposta abarca a realização de atividades experimentais, bem como a utilização de textos de cunho científico e simulação computacional. Todas essas envolvem, principalmente, a solubilidade, mas, outras propriedades (densidade, temperatura de ebulição e fusão) aparecem ao longo do desenvolvimento das estratégias citadas, com o propósito de trabalhá-las de forma integrada. O suporte teórico para a elaboração desse produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, a qual é uma teoria cognitivista e construtivista sobre o processo de aquisição do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de ensino potencialmente significativaspt_BR
Título: dc.titleUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de solubilidade de compostos orgânicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstágio supervisionadopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
UEPScompostos org_Produto.pdfProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado1.1 MBAdobe PDF/bitstream/capes/430264/2/UEPScompostos org_Produto.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons