Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Wendel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:44:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-13T18:44:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wendel Mota | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, e tem por objetivo propor a inserção da história do lugar na disciplina História no Ensino Médio. Para alcançar esse objetivo, valemo-nos da pesquisa histórica com o apoio da observação participante. Para fundamentarmos a nossa proposição, elaboramos um roteiro que se inicia com uma breve história da educação, do ensino de História no Brasil e da cidade de Neópolis, lócus da pesquisa. Utilizamos fontes bibliográficas que abordam e debatem sobre conceitos como lugares de memória, memória, identidade, pertencimento e suas respectivas relações com o ensino de História. Debatemos sobre as possibilidades de uso e abordagens da metodologia da história do lugar e sobre a inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s no ensino de História. Com o intuito de atender à especificidade do mestrado profissional que tem como uma de suas finalidades, contribuir para a melhoria do ensino de história na educação básica por meio da construção de instrumentos de apoio e intervenção no processo de ensino e aprendizagem, elaboramos o website www.conhecerneopolis.com, ferramenta didática que tem o intuito de facilitar e estimular o desenvolvimento da pesquisa, da produção, da difusão e do ensino da história e da cultura do município de Neópolis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 53gb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | world | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; Patrimônio, Memória e Identidade; História do lugar; Produto didático-pedagógico; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA DO LUGAR, ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO CORRIGIDA - FINAL (3).docx | 2.63 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/430106/2/DISSERTAÇÃO CORRIGIDA - FINAL (3).docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons