HISTÓRIA DO LUGAR, ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMota, Wendel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-13T18:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-13T18:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
identificador: dc.identifier.otherWendel Motapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430106-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho está inserido na linha de pesquisa linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, e tem por objetivo propor a inserção da história do lugar na disciplina História no Ensino Médio. Para alcançar esse objetivo, valemo-nos da pesquisa histórica com o apoio da observação participante. Para fundamentarmos a nossa proposição, elaboramos um roteiro que se inicia com uma breve história da educação, do ensino de História no Brasil e da cidade de Neópolis, lócus da pesquisa. Utilizamos fontes bibliográficas que abordam e debatem sobre conceitos como lugares de memória, memória, identidade, pertencimento e suas respectivas relações com o ensino de História. Debatemos sobre as possibilidades de uso e abordagens da metodologia da história do lugar e sobre a inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s no ensino de História. Com o intuito de atender à especificidade do mestrado profissional que tem como uma de suas finalidades, contribuir para a melhoria do ensino de história na educação básica por meio da construção de instrumentos de apoio e intervenção no processo de ensino e aprendizagem, elaboramos o website www.conhecerneopolis.com, ferramenta didática que tem o intuito de facilitar e estimular o desenvolvimento da pesquisa, da produção, da difusão e do ensino da história e da cultura do município de Neópolis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent53gbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeworldpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; Patrimônio, Memória e Identidade; História do lugar; Produto didático-pedagógico; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA DO LUGAR, ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA Ipt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons