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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Jeuédne Eufrázio Araújo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-28T17:21:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-28T17:21:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROF-JEUEDN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta pesquisa propomos analisar a aplicação da Lei 10.639/2003 (que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação no Brasil) e suas contribuições para a formação da identidade e cultura de alunos da Escola Estadual do Caboclo em São José da Tapera – AL. A presente investigação contempla a prática em sala de aula e a formação da identidade que é produzida e sistematizada na escola de uma comunidade de remanescentes de quilombos, situada no sertão alagoano. Este estudo privilegia a ótica da pesquisa educacional qualitativa e quantitativa. A metodologia se destaca pela capacidade de recorrer as mais variadas técnicas de abordagem. A pesquisa contempla concepções dos docentes de Arte, Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física e de 53 (cinquenta e três) discentes matriculados no segundo ano do Ensino Médio, considerando que o currículo do ano em curso estabelece conteúdos específicos voltados às questões afrodescendentes. Para os docentes, a entrevista semiestruturada é tomada como principal instrumento de informações para o entendimento das relações desenvolvidas no ambiente escolar relativos ao tema. Questionário com questões abertas e de múltiplas escolhas foram aplicados para a coleta de informações dos discentes. Os instrumentos de investigação foram pautados nos pressupostos de que a legislação brasileira propõe práticas transversais que contemplem temas relacionados à consciência histórica. Entender as implicações práticas e teóricas na vida da comunidade escolar é perceber os recortes de realidade, objetivando a transformá-los em instrumentos eficazes para interferência sobre essa mesma realidade. Apontamos dificuldades apresentadas pelos docentes na aplicabilidade dos indicativos da Lei, problemas na formação inicial e continuada, como também nas ações cotidianas na sala de aula onde se demonstram práticas preconceituosas envolvendo a religiosidade das matrizes afro-brasileiras e o desinteresse pela temática. Assim como as compreensões dos alunos sobre a temática racial e a construção de sua identidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,00 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Quilombola, Ensino de História, Identidade, Lei 10.639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | A APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NUMA ESCOLA QUILOMBOLA EM SÃO JOSÉ DA TAPERA - ALAGOAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | SEMINÁRIO TUTORIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Jeuédne E A Queiroz - VERSÃO FINAL.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429305/2/Dissertação Jeuédne E A Queiroz - VERSÃO FINAL.pdfDownload |
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