Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Boito, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borba, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-08-13T02:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-08-13T02:44:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional_geometria_espacial_com_minecraft | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206568 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente documento descreve uma sequência de atividades destinada a professores de Matemática do sexto ano do ensino fundamental. Trata-se do resultado do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, ofertado pela Universidade de Passo Fundo. O material aqui proposto está relacionado à Dissertação de Mestrado intitulada “Minecraft: um aliado no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial”, desenvolvida pela professora mestranda Paula Boito, sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva e coorientação do professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba. A proposta pedagógica foi elaborada com o objetivo inicial de ser desenvolvida em uma escola privada do município de Tapejara, RS, no sexto ano do ensino fundamental, na disciplina de Matemática. O assunto é a introdução à geometria espacial, mais especificamente, as características dos objetos geométricos tridimensionais, utilizando como base o hexaedro. Para tal, empregamos recursos didáticos pedagógicos diversificados, como elaboração de projeto virtual, construção de maquete, planificação do hexaedro a partir de uma estrutura sólida e relatório de atividades. A escolha da utilização de ferramentas pedagógicas diversificadas se dá por entendermos que a diversidade pode contribuir para a compreensão mais significativa dos conceitos pelos alunos. Por isso, utilizamos recursos que, além de contribuírem para o desenvolvimento da temática escolhida, também se mostram significativos para os estudantes. A temática escolhida para essa abordagem foi a introdução à Geometria Espacial, pela dificuldade apresentada por parte dos estudantes em realizar a transposição dos conceitos geométricos de maneira abstrata. Além disso, a abordagem da proposta encontra-se de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, os quais se referem ao ensino da geometria como sendo importante para desenvolver as capacidades cognitivas fundamentais (BRASIL, 1998, p. 16). As atividades de introdução e finalização do conteúdo buscam complementar o desenvolvimento da proposta. Através da observação e da interação, é possível argumentar, discutindo os diferentes pontos de vista, desenvolvendo o raciocínio, a postura investigativa e buscando estratégias criativas para solucionar os problemas decorrentes das atividades. A utilização das ferramentas tecnológicas escolhidas justifica-se pela facilidade de uso tanto para o professor quanto para os estudantes que, sempre em pequenos grupos, realizam atividades com nível crescente de dificuldade. Além disso, possibilita trabalhar os conceitos geométricos de forma intuitiva, permitindo oportunizar aspectos como reflexão sobre ação ao colocar em prática as ideias de um projeto, percebendo imediatamente os erros pela visualização da tela, oportunizando maior dinamicidade ao conteúdo trabalhado. A seguir, temos a proposta do produto educacional; nela, consta o cronograma das atividades desenvolvidas no decorrer dos doze encontros, bem como a estruturação de cada um deles. Nos apêndices, constam o resumo das atividades, um modelo do relatório que deve ser entregue a cada um dos grupos, as planificações utilizadas na aplicação da sequência de atividades; por fim, textos de apoio ao professor aplicador sobre o jogo Minecraft, incluindo um tutorial com os primeiros passos, além de sugestões para explorar situações em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Minecraft | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL COM O JOGO MINECRAFT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática, Geometria Espacial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_educacional_geometria_espacial_com_minecraft.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206568/2/produto_educacional_geometria_espacial_com_minecraft.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons