Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Marcelo Rennó | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Eduardo Alberton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:59:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:59:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
identificador: dc.identifier.other | TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS II - WEB | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vamos iniciar o estudo da unidade curricular Tópicos Especiais em Ciências II. Ao longo das próximas oito semanas teremos a oportunidade de estudar algumas tendências do ensino de Ciências e nos aprofundar no conhecimento de diferentes tipos de atividades práticas, suas funções e adequação a variadas realidades educacionais. Discutiremos a elaboração e planejamento de experimentos relacionados ao ensino de Ciências e buscaremos alternativas às aulas expositivas tradicionais, por meio da análise de métodos como visitas técnicas, filmes, música e teatro. Enfrentaremos o desafio de discutir as formas de avaliação para tais práticas de ensino, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências desejadas. Ao nos aproximarmos da metade da unidade curricular, passaremos a estudar o ambiente de laboratório, local apropriado para realização de experimentos e observação de fenômenos, e que está intimamente relacionado ao ensino de Ciências. Desenvolveremos os conhecimentos necessários para capacitar o professor para montagem de um laboratório de Ciências. Trataremos de normas de construção, equipamentos necessários e materiais adequados. Daremos ênfase na segurança, através da discussão das particularidades do laboratório de ensino e da utilização de práticas seguras nesse ambiente. Por fim, conheceremos os principais procedimentos utilizados em casos de emergência. O seu desempenho estará diretamente relacionado ao acesso e utilização efetiva do ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Contamos com o seu entusiasmo e seriedade na execução das atividades propostas. Lembre-se que a sua comunicação com tutores e professores é ponto crucial para um bom aproveitamento no curso. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – Ensino de ciências. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências – Práticas de laboratório. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emergência – Procedimentos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho – Estudantes. | pt_BR |
Título: dc.title | Tópicos Especiais em Ciências II: técnicas de ensino e laboratórios | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de projetos em Ciências | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS II - WEB.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206316/2/TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS II - WEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons