Tópicos Especiais em Ciências II: técnicas de ensino e laboratórios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Marcelo Rennó-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Eduardo Alberton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:59:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:59:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-
identificador: dc.identifier.otherTOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS II - WEBpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206316-
Resumo: dc.description.abstractVamos iniciar o estudo da unidade curricular Tópicos Especiais em Ciências II. Ao longo das próximas oito semanas teremos a oportunidade de estudar algumas tendências do ensino de Ciências e nos aprofundar no conhecimento de diferentes tipos de atividades práticas, suas funções e adequação a variadas realidades educacionais. Discutiremos a elaboração e planejamento de experimentos relacionados ao ensino de Ciências e buscaremos alternativas às aulas expositivas tradicionais, por meio da análise de métodos como visitas técnicas, filmes, música e teatro. Enfrentaremos o desafio de discutir as formas de avaliação para tais práticas de ensino, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências desejadas. Ao nos aproximarmos da metade da unidade curricular, passaremos a estudar o ambiente de laboratório, local apropriado para realização de experimentos e observação de fenômenos, e que está intimamente relacionado ao ensino de Ciências. Desenvolveremos os conhecimentos necessários para capacitar o professor para montagem de um laboratório de Ciências. Trataremos de normas de construção, equipamentos necessários e materiais adequados. Daremos ênfase na segurança, através da discussão das particularidades do laboratório de ensino e da utilização de práticas seguras nesse ambiente. Por fim, conheceremos os principais procedimentos utilizados em casos de emergência. O seu desempenho estará diretamente relacionado ao acesso e utilização efetiva do ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Contamos com o seu entusiasmo e seriedade na execução das atividades propostas. Lembre-se que a sua comunicação com tutores e professores é ponto crucial para um bom aproveitamento no curso.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação – Ensino de ciências.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências – Práticas de laboratório.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmergência – Procedimentos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho – Estudantes.pt_BR
Título: dc.titleTópicos Especiais em Ciências II: técnicas de ensino e laboratóriospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de projetos em Ciênciaspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons