A transposição didática e as máquinas de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de computação (Prática de ensino de computação II)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerrasa, Ingrid Aline de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-11T17:28:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-11T17:28:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
identificador: dc.identifier.otherPrática de Ensino de Computação IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206238-
Resumo: dc.description.abstractEste material inicialmente proposto está organizado de maneira sistêmica em duas grandes vertentes do processo ensinar/aprender dentro do contexto das práticas educacionais para o ensino de computação. Uma delas está direcionada ao saber (conhecimento) e a outra, se aplica ao instrumento (máquina) utilizado a priori para facilitar e/ou dinamizar a aquisição/compreensão de um saber. No tocante ao conhecimento, as implicações envolvidas entre esse saber descoberto pela comunidade científica, sua sistematização em referenciais e currículos, e ainda, como ocorre a sistematização destes em espaços de educação formal e não-formal, contempla os estudos de Yves Chevallard, educador francês da didática da Matemática, dos quais são discutidos neste livro. Em relação ao instrumento utilizado dentro dessa dinâmica da aquisição de conhecimentos, o psicólogo estadunidense Burrhus Skinner organiza concepções de cunho científico-educacionais voltados as ‘máquinas de ensinar’, apresentando uma tendência vantajosa, dentre muitos métodos de ensino, para levar o estudante a compreender um conhecimento. Analisar e utilizar uma máquina de maneira inteligente na Educação está em efetivar de fato, um processo que envolve o ensino e a aprendizagem como vertentes indissociáveis e como um processo. Levar em conta o contexto pedagógico como um todo será fundamental para suas escolhas, bem como para a construção de sua prática educativa no trato com o conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.277Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComputação - ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleA transposição didática e as máquinas de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de computação (Prática de ensino de computação II)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Computaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino em Computação IIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons