Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-11T17:28:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-11T17:28:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Prática de Ensino de Computação II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material inicialmente proposto está organizado de maneira sistêmica em duas grandes vertentes do processo ensinar/aprender dentro do contexto das práticas educacionais para o ensino de computação. Uma delas está direcionada ao saber (conhecimento) e a outra, se aplica ao instrumento (máquina) utilizado a priori para facilitar e/ou dinamizar a aquisição/compreensão de um saber. No tocante ao conhecimento, as implicações envolvidas entre esse saber descoberto pela comunidade científica, sua sistematização em referenciais e currículos, e ainda, como ocorre a sistematização destes em espaços de educação formal e não-formal, contempla os estudos de Yves Chevallard, educador francês da didática da Matemática, dos quais são discutidos neste livro. Em relação ao instrumento utilizado dentro dessa dinâmica da aquisição de conhecimentos, o psicólogo estadunidense Burrhus Skinner organiza concepções de cunho científico-educacionais voltados as ‘máquinas de ensinar’, apresentando uma tendência vantajosa, dentre muitos métodos de ensino, para levar o estudante a compreender um conhecimento. Analisar e utilizar uma máquina de maneira inteligente na Educação está em efetivar de fato, um processo que envolve o ensino e a aprendizagem como vertentes indissociáveis e como um processo. Levar em conta o contexto pedagógico como um todo será fundamental para suas escolhas, bem como para a construção de sua prática educativa no trato com o conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.277Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Computação - ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | A transposição didática e as máquinas de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de computação (Prática de ensino de computação II) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Computação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino em Computação II | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Prática de Ensino em Computação II - UAB (para WEB).pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206238/2/Prática de Ensino em Computação II - UAB (para WEB).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons