Manual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarin, Yonier Alexander Orozco-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Yuri Karaccas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-18T14:22:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-18T14:22:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-18-
identificador: dc.identifier.otherManual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206012-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é o produto derivado da pesquisa intitulada “O ensino e a aprendizagem da biodiversidade em espaços não-formais de educação” desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Acre, pelo discente Yonier Alexander Orozco Marin, com a orientação do Professor Doutor Yuri Karaccas de Carvalho. A pesquisa teve por objetivo geral “Caracterizar os processos de fundamentação e implementação didática da Exposição Itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”, para o ensino de temáticas associadas à biodiversidade com público escolar de uma Escola Estadual na Cidade de Rio Branco (AC, Brasil)”. Nesse processo de fundamentação e implementação evidenciamos quanto é importante a figura do mediador como o agente que garante a interação do visitante na experiência, e que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, apresentamos aqui o manual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”, pois entendemos que como alunos da graduação, é inevitável o cambio geracional, e cada nova geração de mediadores que participa da Exposição deve passar por um processo formativo que os prepare para a desafiante tarefa de divulgar a biodiversidade local, interessar o público, estimular reflexões e argumentos. O manual apresenta instruções para elaborar roteiros de mediação interativos, características de um bom mediador, informação sobre a diversidade de vertebrados da Amazônia, exemplos de recortes de mediação em outras experiências da Exposição, entre outros aspectos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.490 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade Amazônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Biodiversidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação em museuspt_BR
Título: dc.titleManual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciencias e Matematicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

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Manual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia Conhecer para preservar”.pdfO presente trabalho é o produto derivado da pesquisa intitulada “O ensino e a aprendizagem da biodiversidade em espaços não-formais de educação” desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Acre, pelo discente Yonier Alexander Orozco Marin, com a orientação do Professor Doutor Yuri Karaccas de Carvalho. A pesquisa teve por objetivo geral “Caracterizar os processos de fundamentação e implementação didática da Exposição Itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”, para o ensino de temáticas associadas à biodiversidade com público escolar de uma Escola Estadual na Cidade de Rio Branco (AC, Brasil)”. Nesse processo de fundamentação e implementação evidenciamos quanto é importante a figura do mediador como o agente que garante a interação do visitante na experiência, e que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, apresentamos aqui o manual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia: Conhecer para preservar”, pois entendemos que como alunos da graduação, é inevitável o cambio geracional, e cada nova geração de mediadores que participa da Exposição deve passar por um processo formativo que os prepare para a desafiante tarefa de divulgar a biodiversidade local, interessar o público, estimular reflexões e argumentos. O manual apresenta instruções para elaborar roteiros de mediação interativos, características de um bom mediador, informação sobre a diversidade de vertebrados da Amazônia, exemplos de recortes de mediação em outras experiências da Exposição, entre outros aspectos.9,49 MBAdobe PDF/bitstream/capes/206012/2/Manual do mediador da Exposição itinerante “Animais da Amazônia Conhecer para preservar”.pdfDownload

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