Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI Santo Angelo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kieckow, Flávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-30T19:34:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-30T19:34:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional_proposta interdisciplinar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem por objetivo principal analisar a aplicabilidade da prática interdisciplinar como ação pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos e sua influência no desempenho escolar. Desenvolveu-se o trabalho, com um aprofundamento teórico, seguido da execução de uma prática interdisciplinar envolvendo a disciplina de matemática e a disciplina de educação física. Esta proposta descreve uma metodologia de ensino baseada no conceito da interdisciplinaridade e aprendizagem significativa. A metodologia foi aplicada na disciplina de educação física, com alunos do 6º ano do ensino fundamental, que ao estudarem sobre atletismo conciliou-se o conteúdo de frações, que é mais ampliado nesta série escolar, podendo assim o educando vivenciar e relacionar esses números no cotidiano. Atividades físicas de corrida com revezamento foram utilizadas para o estudo de números fracionários. Sendo assim, investigou-se uma forma mais atrativa e divertida para o ensino de frações e suas equivalências, tornando o educando agente ativo e protagonista no processo da construção do conhecimento. Com os dados sintetizados e analisados de forma qualitativa e quantitativa, chega-se a um resultado que corrobora para a importância da interdisciplinaridade, para a necessidade de motivar os alunos e instiga-los para que sejam agentes ativos na construção de seu conhecimento. A proposta de ensino interdisciplinar, baseada neste conceito, visa estimular o interesse de professores e alunos para um ensino integrado e holístico, para a construção do conhecimento efetivo, propiciando uma aprendizagem significativa dos conteúdos. As práticas interdisciplinares viabilizam um ensino mais contextualizado, fomentando o senso crítico do aluno, levando-o a ser protagonista do seu aprendizado | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 803kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .doc | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa. Aritmética. Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM AULAS DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino Cientifico e Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional_proposta interdisciplinar.docx | 802,38 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/205582/2/Produto educacional_proposta interdisciplinar.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons