
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | URI Santo Angelo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Márcia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kieckow, Flávio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-30T19:34:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-30T19:34:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | produto educacional_proposta interdisciplinar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205582 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem por objetivo principal analisar a aplicabilidade da prática interdisciplinar como ação pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos e sua influência no desempenho escolar. Desenvolveu-se o trabalho, com um aprofundamento teórico, seguido da execução de uma prática interdisciplinar envolvendo a disciplina de matemática e a disciplina de educação física. Esta proposta descreve uma metodologia de ensino baseada no conceito da interdisciplinaridade e aprendizagem significativa. A metodologia foi aplicada na disciplina de educação física, com alunos do 6º ano do ensino fundamental, que ao estudarem sobre atletismo conciliou-se o conteúdo de frações, que é mais ampliado nesta série escolar, podendo assim o educando vivenciar e relacionar esses números no cotidiano. Atividades físicas de corrida com revezamento foram utilizadas para o estudo de números fracionários. Sendo assim, investigou-se uma forma mais atrativa e divertida para o ensino de frações e suas equivalências, tornando o educando agente ativo e protagonista no processo da construção do conhecimento. Com os dados sintetizados e analisados de forma qualitativa e quantitativa, chega-se a um resultado que corrobora para a importância da interdisciplinaridade, para a necessidade de motivar os alunos e instiga-los para que sejam agentes ativos na construção de seu conhecimento. A proposta de ensino interdisciplinar, baseada neste conceito, visa estimular o interesse de professores e alunos para um ensino integrado e holístico, para a construção do conhecimento efetivo, propiciando uma aprendizagem significativa dos conteúdos. As práticas interdisciplinares viabilizam um ensino mais contextualizado, fomentando o senso crítico do aluno, levando-o a ser protagonista do seu aprendizado | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 803kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .doc | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa. Aritmética. Interdisciplinaridade | pt_BR |
| Título: dc.title | PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM AULAS DE MATEMÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino Cientifico e Tecnológico | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Aula Digital | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional_proposta interdisciplinar.docx | 802.38 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/205582/2/Produto educacional_proposta interdisciplinar.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons