PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM AULAS DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURI Santo Angelopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Márcia-
Autor(es): dc.contributor.authorKieckow, Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-30T19:34:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-30T19:34:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-30-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacional_proposta interdisciplinarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205582-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho tem por objetivo principal analisar a aplicabilidade da prática interdisciplinar como ação pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos e sua influência no desempenho escolar. Desenvolveu-se o trabalho, com um aprofundamento teórico, seguido da execução de uma prática interdisciplinar envolvendo a disciplina de matemática e a disciplina de educação física. Esta proposta descreve uma metodologia de ensino baseada no conceito da interdisciplinaridade e aprendizagem significativa. A metodologia foi aplicada na disciplina de educação física, com alunos do 6º ano do ensino fundamental, que ao estudarem sobre atletismo conciliou-se o conteúdo de frações, que é mais ampliado nesta série escolar, podendo assim o educando vivenciar e relacionar esses números no cotidiano. Atividades físicas de corrida com revezamento foram utilizadas para o estudo de números fracionários. Sendo assim, investigou-se uma forma mais atrativa e divertida para o ensino de frações e suas equivalências, tornando o educando agente ativo e protagonista no processo da construção do conhecimento. Com os dados sintetizados e analisados de forma qualitativa e quantitativa, chega-se a um resultado que corrobora para a importância da interdisciplinaridade, para a necessidade de motivar os alunos e instiga-los para que sejam agentes ativos na construção de seu conhecimento. A proposta de ensino interdisciplinar, baseada neste conceito, visa estimular o interesse de professores e alunos para um ensino integrado e holístico, para a construção do conhecimento efetivo, propiciando uma aprendizagem significativa dos conteúdos. As práticas interdisciplinares viabilizam um ensino mais contextualizado, fomentando o senso crítico do aluno, levando-o a ser protagonista do seu aprendizadopt_BR
Tamanho: dc.format.extent803kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.docpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa. Aritmética. Interdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM AULAS DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino Cientifico e Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons