TERMINOLOGIA S MATEMÁTICAS NA TRADUÇÃO PARA LIBRAS: UM INSTRUMENTO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSMOLSKI, LUCIANA CARLIZE JULIANI-
Autor(es): dc.contributor.authorFranzin, Rozelaine de F.-
Autor(es): dc.contributor.authorGiordan, Estela Maris-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-09T18:36:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-09T18:36:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DE TERMINOLOGIAS MATEMÁTICAS PARA A GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL EM LIBRASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205242-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa discute a tradução para Libras de terminologias matemáticas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. Buscou-se identificar as terminologias matemáticas usadas na educação básica das escolas especiais para alunos surdos, bem como as nomenclaturas acerca dos conteúdos de geometria plana e espacial. Conferiu-se que, no Brasil, estudos mais aprofundados sobre a língua brasileira de sinais e educação de surdos, ocorreram a partir da década de 1980. Na década de 1990, teve início a proposta de educação bilíngue, mostrando a preocupação de estudiosos e pesquisadores na alfabetização de alunos surdos em Libras e Português. Atualmente a inclusão na escola de educação regular começa a se tornar realidade, exigindo que educadores busquem aperfeiçoamento na sua metodologia de ensino. Conforme as descobertas da neurociência, se o cérebro da criança surda não apresenta lesões ela é capaz de aprender tanto quanto qualquer outra criança ouvinte, mesmo subtraído o sentido da audição. A pesquisa caracteriza-se pelo cunho exploratório com que se apresenta à investigação das terminologias levantadas na literatura. O procedimento de coleta do material sobre os sinais de Libras e as metodologias de ensino-aprendizagem foi na forma de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, em três escolas de educação especial para surdos do RS, nas quais utilizou-se um questionário que foi respondido por professores de matemática de escolas especializadas no atendimento de alunos surdos. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha nos dias atuais, para uma inclusão na escola regular de alunos com surdez, ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática e que todos os materiais didáticos que os professores têm disponível são voltados para a grande maioria de alunos que são ouvintes, tendo, assim, que ser adaptado para educandos com alguma necessidade especial. Mediante este mapeamento das terminologias matemáticas realizadas nas escolas pesquisadas constatou-se a necessidade de proposição de sinais para termos matemáticos em geometria plana e espacial que ainda não existem e, assim, se fez necessário a utilização dos classificadores para a comunicação e aprendizagem dos conteúdos supracitados pelos alunos surdos em sua interação com o professor de matemática e intérprete em sala de aula. Com base na pesquisa realizada, foi confeccionada um a web site denominada Geometria Plana e Espacial em Libras, na qual visa abordar maiores conhecimentos nesta área do conhecimento, bem como auxiliar professores de matemática e intérpretes de Libras no que tange a educação de surdos em geometria plana e espacial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Plana e Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Título: dc.titleTERMINOLOGIA S MATEMÁTICAS NA TRADUÇÃO PARA LIBRAS: UM INSTRUMENTO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em ensino Científico tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons