AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributoruniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFranzin, Rozelaine de Fatima-
Autor(es): dc.contributor.authorZwan, Liciara Daiana-
Autor(es): dc.contributor.authorTrentin, Marco Antônio Sandini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-05T18:28:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-05T18:28:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-17-
identificador: dc.identifier.otherAMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205003-
Resumo: dc.description.abstractA evolução tecnológica dos últimos anos trouxe, e continua trazendo, grandes contribuições nas mais diversas áreas,bem como proporciona melhorias no âmbito educacional, sendo uma ferramenta de auxílio em processos de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos surdos. A utilização das tecnologias na educação de surdos tem refletido significativamente em sua aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de aulas mais atrativas e com qualidade para esses educandos. São diversos os recursos disponíveis, com fins educacionais, como os jogos educativos, a lousa interativa, aplicativos, softwares, entre outros, que são usados em salas de aula . A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) tem aumentado expressivamente trazendo resultados positivos com o uso de recursos de multimídia e ferramentas que contribuem para facilitar, agilizar, assim como garantir a qualidade do ensino. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a implementação de um curso no AVA Moodle que possa auxiliar, no processo de ensino -aprendizagem de conteúdos matemáticos, discentes surdos da educação básica. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e são apresentados alguns conceitos considerados importantes e que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Descrevem-se o contexto histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil e os problemas existentes em relação à sua inclusão nas escolas regulares de ensino. Diante dessa realidade, faz-se necessário que os docentes qualifiquem-se e busquem novas metodologias e estratégias de ensino, que atendam a essa demanda educativa, tendo os recursos da tecnologia como aliadas no desenvolvimento dessas aprendizagens. Para a coleta dos dados, aplicar-se-á questionário de pesquisa para cinco alunos surdos da educação básica, estudantes em escola regular de ensino, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santo Ângelo. Com a aplicação desse instrumento, objetiva-se o levantamento de informações relacionadas ao conhecimento e acesso desses educandos a recursos tecnológicos em aulas de matemática, bem como às dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, o uso e os benefícios da tecnologia na educação inclusiva, pesquisa e análise de AVAs existentes, suas características e contribuições na aprendizagem. Apresenta-se também o detalhamento da metodologia utilizada n o desenvolvimento da pesquisa, explanação, implementação e utilização do curso no AVA Moodle, como recurso de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos. Por meio da análise dos dados recolhidos junto aos pesquisa dos, observou-se que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao assunto de Matrizes, assim indicado pelos próprios alunos como sendo o mais difícil quando comparado aos demais. O período de implementação do curso ocorreu nos meses de maio e junho do corrente ano e foi estruturado em seis módulos. Posteriormente, os surdos realizaram o curso tendo como foco Matrizes. Ressalta-se que os resultados obtidos na investigação apontaram níveis de aprendizagem satisfatórios para os alunos em relação ao conteúdo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectambiente virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsurdospt_BR
Título: dc.titleAMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em ensino Científico tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons