Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Franzin, Rozelaine de Fatima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zwan, Liciara Daiana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trentin, Marco Antônio Sandini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-05T18:28:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-05T18:28:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe, e continua trazendo, grandes contribuições nas mais diversas áreas,bem como proporciona melhorias no âmbito educacional, sendo uma ferramenta de auxílio em processos de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos surdos. A utilização das tecnologias na educação de surdos tem refletido significativamente em sua aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de aulas mais atrativas e com qualidade para esses educandos. São diversos os recursos disponíveis, com fins educacionais, como os jogos educativos, a lousa interativa, aplicativos, softwares, entre outros, que são usados em salas de aula . A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) tem aumentado expressivamente trazendo resultados positivos com o uso de recursos de multimídia e ferramentas que contribuem para facilitar, agilizar, assim como garantir a qualidade do ensino. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a implementação de um curso no AVA Moodle que possa auxiliar, no processo de ensino -aprendizagem de conteúdos matemáticos, discentes surdos da educação básica. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e são apresentados alguns conceitos considerados importantes e que norteiam o desenvolvimento do trabalho. Descrevem-se o contexto histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil e os problemas existentes em relação à sua inclusão nas escolas regulares de ensino. Diante dessa realidade, faz-se necessário que os docentes qualifiquem-se e busquem novas metodologias e estratégias de ensino, que atendam a essa demanda educativa, tendo os recursos da tecnologia como aliadas no desenvolvimento dessas aprendizagens. Para a coleta dos dados, aplicar-se-á questionário de pesquisa para cinco alunos surdos da educação básica, estudantes em escola regular de ensino, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santo Ângelo. Com a aplicação desse instrumento, objetiva-se o levantamento de informações relacionadas ao conhecimento e acesso desses educandos a recursos tecnológicos em aulas de matemática, bem como às dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, o uso e os benefícios da tecnologia na educação inclusiva, pesquisa e análise de AVAs existentes, suas características e contribuições na aprendizagem. Apresenta-se também o detalhamento da metodologia utilizada n o desenvolvimento da pesquisa, explanação, implementação e utilização do curso no AVA Moodle, como recurso de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos. Por meio da análise dos dados recolhidos junto aos pesquisa dos, observou-se que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao assunto de Matrizes, assim indicado pelos próprios alunos como sendo o mais difícil quando comparado aos demais. O período de implementação do curso ocorreu nos meses de maio e junho do corrente ano e foi estruturado em seis módulos. Posteriormente, os surdos realizaram o curso tendo como foco Matrizes. Ressalta-se que os resultados obtidos na investigação apontaram níveis de aprendizagem satisfatórios para os alunos em relação ao conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ambiente virtual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | surdos | pt_BR |
Título: dc.title | AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em ensino Científico tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao liciara.PDF | 4,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205003/2/dissertacao liciara.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons