A Criança com baixa visão na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Luciana de Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorBraun, Patricia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-04T18:16:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-04T18:16:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherProduto Mestrado Profissional Luciana Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204882-
Resumo: dc.description.abstractA educação inclusiva como ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todas as pessoas estarem juntas, aprendendo e participando no contexto escolar, defende a valorização das potencialidades de cada indivíduo, independentemente de suas peculiaridades na forma como constroem seus conhecimentos. Nessa perspectiva, é a escola o espaço de relações sociais privilegiado para a construção de conhecimentos formais, formação intelectual, social e cidadã do ser humano. Ao mesmo tempo, é importante considerarmos que este espaço pode se apresentar com desafios para a escolarização de todos os alunos, configurando-se como um ambiente escolar inclusivo. Logo, para colaborar para a construção de uma escola plural, apresentamos, neste trabalho, aspectos pedagógicos voltados à sondagem sobre as condições visuais de crianças com baixa visão, a fim de auxiliar o professor na elaboração de intervenções didáticas em sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental I. Essa perspectiva está baseada no paradigma da EQUIDADE de condições e propõe alternativas didáticas que colaborem para que alunos com baixa visão tenham suas especificidades atendidas. Este material é fruto da pesquisa de mestrado “Consultoria Colaborativa e Práticas Pedagógicas para Alunos com Baixa Visão no Ensino Fundamental I”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi elaborado através da ação colaborativa entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do ensino comum da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent50 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBaixa Visãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsultoria Colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Título: dc.titleA Criança com baixa visão na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons