Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Luciana de Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braun, Patricia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-04T18:16:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-04T18:16:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Mestrado Profissional Luciana Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/204882 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação inclusiva como ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todas as pessoas estarem juntas, aprendendo e participando no contexto escolar, defende a valorização das potencialidades de cada indivíduo, independentemente de suas peculiaridades na forma como constroem seus conhecimentos. Nessa perspectiva, é a escola o espaço de relações sociais privilegiado para a construção de conhecimentos formais, formação intelectual, social e cidadã do ser humano. Ao mesmo tempo, é importante considerarmos que este espaço pode se apresentar com desafios para a escolarização de todos os alunos, configurando-se como um ambiente escolar inclusivo. Logo, para colaborar para a construção de uma escola plural, apresentamos, neste trabalho, aspectos pedagógicos voltados à sondagem sobre as condições visuais de crianças com baixa visão, a fim de auxiliar o professor na elaboração de intervenções didáticas em sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental I. Essa perspectiva está baseada no paradigma da EQUIDADE de condições e propõe alternativas didáticas que colaborem para que alunos com baixa visão tenham suas especificidades atendidas. Este material é fruto da pesquisa de mestrado “Consultoria Colaborativa e Práticas Pedagógicas para Alunos com Baixa Visão no Ensino Fundamental I”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi elaborado através da ação colaborativa entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do ensino comum da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 50 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Baixa Visão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consultoria Colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | A Criança com baixa visão na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO - TEXTO DEFINITIVO.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/204882/2/PRODUTO - TEXTO DEFINITIVO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons