Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Alan Ricardo Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilson José Leffa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:40:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:40:03Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2017-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16833/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200735 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do texto é discutir o papel da interação entre autores e coautores de recursos educacionais abertos (REA) para o ensino e a aprendizagem de línguas. As discussões apresentadas partem de experiências vivenciadas em um curso de capacitação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) para a produção e a adaptação de REA na web. Tal curso, ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD), com duração de oito semanas e a realização de tarefas semanais de produção de recursos abertos via ferramenta Ensino de Línguas Online (ELO), possibilitou a seguinte observação: a interação é fundamental no trabalho com REA e na filosofia de colaboração, compartilhamento e coautoria subjacente a eles. Sem interação, os professores podem não entender aspectos essenciais de um recurso, como o objetivo de um dado REA disponível online e sua perspectiva teórica, o que pode dificultar sua apropriação e/ou adaptação. Além disso, sem interação, há um esvaziamento do potencial colaborativo dos REA, por não haver debate, crítica e reflexão conjunta sobre determinado material. Conclui-se que, em cursos de capacitação, a interação deve ser estimulada para um profícuo trabalho colaborativo e em rede com REA. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16833 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coautoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Línguas Online | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | Produção Colaborativa de REA para o Ensino de Línguas: da Interação à Coautoria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: