
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ana Paula Correia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:40:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:40:03Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2017-05-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16832/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200734 | - |
| Descrição: dc.description | Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
| ???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16832 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discussões online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Facilitação pelos colegas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curadoria de conteúdos digitais | - |
| Título: dc.title | Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: