Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Augusta Vasconcelos Palácio-
Autor(es): dc.contributor.authorMiriam Struchiner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:03Z-
Data de criação: dc.date.created2017-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16831/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200733-
Descrição: dc.descriptionA narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Ela pode promover a participação ativa e reflexiva dos sujeitos educandos. No ensino superior em saúde, defende-se uma mudança nas práticas pedagógicas tradicionais com a valorização das experiências dos alunos. Na formação em Atenção Primária à Saúde há a necessidade de aproximá-los do cotidiano familiar e social dos usuários do serviço e promover a discussão sobre a relevância dessa formação. O objetivo do artigo é analisar narrativas digitais produzidas em um blog quanto às linguagens midiáticas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujo contexto é uma disciplina de um curso de Medicina. Para a produção das narrativas, os alunos criaram blogs em um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostraram a produção de narrativas em multimídia a partir da utilização de outras linguagens midiáticas, como imagens/fotos e vídeos. A análise da narrativa revelou que o uso de diferentes linguagens para apresentar as experiências e a forma como o blog foi explorado são aspectos que sugerem o desenvolvimento de habilidades, o estímulo à criatividade e a reflexão do aluno nesse processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Narrativas digitais, Tecnologias de informação e comunicação, Ensino superior, Ensino da Saúde.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16831-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleAnálise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.