REA e POMAR: desdobramentos de uma Educação Aberta na Cibercultura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAdriana Rocha Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorAna Carolina Guedes Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:03Z-
Data de criação: dc.date.created2017-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16830/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200732-
Descrição: dc.descriptionO presente texto apresenta conceitos e a compreensão das autoras acerca da Educação Aberta e também seus desdobramentos, a saber: recursos educacionais abertos (REA), massive open online courses (MOOC) e Percursos Online Múltiplos, Abertos e Rizomáticos (Pomar) como movimentos contemporâneos na/da educação. A dissertação - cuja natureza se deu a partir de uma revisão de literatura - defendida em março de 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) foi a base para as reflexões críticas tratadas no texto sobre tais temáticas. Os estudos de Gilles Deleuze e Felix Guattari sobre multiplicidade, devir, plano de imanência e rizoma são tratados como potencializadores para maximizar a complexidade da educação contemporânea. Os REA suscitam transformações singulares na medida em que fomentam o acesso ao conhecimento produzido e o compartilhamento de ideias, recursos e produtos. Destarte, oferecem múltiplas possibilidades de materiais em variados repositórios e formatos que podem ser (re)utilizados em realidades diversas. A incorporação de REA nas práticas educacionais passa a compor esse trajeto na Educação Aberta. Produzir e socializar, colaborativamente, desdobrar, dar/ter acesso, remixar, valorizar as múltiplas produções de conhecimento existentes e incorporá-las ao consumido e ao produzido é ser um educador/aprendiz aberto. Palavras-chave: Educação Aberta, REA, Pomar, Cibercultura. OER and Pomar: Unfolding of Open Education in Cyberculture-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16830-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjecteducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectREA-
Palavras-chave: dc.subjectPOMAR-
Palavras-chave: dc.subjectcibercultura-
Título: dc.titleREA e POMAR: desdobramentos de uma Educação Aberta na Cibercultura-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.