Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Amanda Amorim Costa e Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ana Beatriz Gomes Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2016-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16368/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200724 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa que procurou identificar de quais abordagens e teorias de aprendizagem provêm os princípios didático-pedagógicos que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste propõem para o planejamento e desenvolvimento de suas tecnologias educacionais (ambientes, materiais e atividades). Após a revisão de literatura sobre abordagens e teorias de aprendizagem, seguida das análises documental e de conteúdo dos PPCs, identificamos que preponderam princípios escolanovistas, construtivistas e socioconstrutivistas. Contudo: a) a forma de operacionalização de tais princípios no planejamento e desenvolvimento dos ambientes, materiais e atividades é pouco objetiva; e b) os processos de avaliação da aprendizagem (e instrumentos utilizados) não são descritos ou o são de forma imprecisa. Tais achados sugerem que os PPCs, documentação balizadora dos cursos, não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16368 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorias de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: