Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAmanda Amorim Costa e Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAna Beatriz Gomes Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:02Z-
Data de criação: dc.date.created2016-12-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16368/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200724-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa que procurou identificar de quais abordagens e teorias de aprendizagem provêm os princípios didático-pedagógicos que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste propõem para o planejamento e desenvolvimento de suas tecnologias educacionais (ambientes, materiais e atividades). Após a revisão de literatura sobre abordagens e teorias de aprendizagem, seguida das análises documental e de conteúdo dos PPCs, identificamos que preponderam princípios escolanovistas, construtivistas e socioconstrutivistas. Contudo: a) a forma de operacionalização de tais princípios no planejamento e desenvolvimento dos ambientes, materiais e atividades é pouco objetiva; e b) os processos de avaliação da aprendizagem (e instrumentos utilizados) não são descritos ou o são de forma imprecisa. Tais achados sugerem que os PPCs, documentação balizadora dos cursos, não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16368-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleAbordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.