
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Gustavo Luiz Gava | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2016-12-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16363/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200719 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta o núcleo básico acerca do entendimento do Cérebro Global, bem como discute a necessidade de uma engenharia reversa do conhecimento no modelo da Educação a Distância nos países que avistam no EaD (Ensino a Distância) o futuro da educação. O fenômeno do Cérebro Global tornou-se possível graças à revolução causada pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) a partir das décadas de 1970 e 1990. Com todos esses impactos fenomênicos em nível cerebral, pode-se perceber que a maneira pela qual se processa a informação passou a ser horizontal e que o processo de aprendizagem do cérebro humano fora modificado cognitivamente. Para alcançar um nível de reflexão ética e ontológica por trás dessas questões, é necessária uma filosofia da Educação a Distância. E, ao mesmo tempo, é preciso estar ciente de que o salto cerebral não se trata mais de uma metáfora, mas sim de uma realidade da evolução tecnológica e humana que se encontra num mesmo processo emergente: a evolução concomitante. As dificuldades encontradas por diversos países que investiram no EaD tendo como proposta oferecer um novo modelo educacional têm origem na carência de emancipar o zeitgeist pedagógico vertical e instrumental. Assim, encerra-se o artigo com uma proposta hipotética (modelo de ambiente virtual de aprendizagem), ainda em construção, que fomenta potencializar o cérebro global no ensino a distância. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
| ???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16363 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino e aprendizado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cursos on-line | - |
| Título: dc.title | EaD, Cérebro Global e Engenharia Reversa do Conhecimento: Modelo Hipotético de Plataforma Horizontal e o Processo de Aprendizagem a Partir das TIC | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: