Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Gustavo Luiz Gava | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:40:02Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2016-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16363/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200719 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta o núcleo básico acerca do entendimento do Cérebro Global, bem como discute a necessidade de uma engenharia reversa do conhecimento no modelo da Educação a Distância nos países que avistam no EaD (Ensino a Distância) o futuro da educação. O fenômeno do Cérebro Global tornou-se possível graças à revolução causada pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) a partir das décadas de 1970 e 1990. Com todos esses impactos fenomênicos em nível cerebral, pode-se perceber que a maneira pela qual se processa a informação passou a ser horizontal e que o processo de aprendizagem do cérebro humano fora modificado cognitivamente. Para alcançar um nível de reflexão ética e ontológica por trás dessas questões, é necessária uma filosofia da Educação a Distância. E, ao mesmo tempo, é preciso estar ciente de que o salto cerebral não se trata mais de uma metáfora, mas sim de uma realidade da evolução tecnológica e humana que se encontra num mesmo processo emergente: a evolução concomitante. As dificuldades encontradas por diversos países que investiram no EaD tendo como proposta oferecer um novo modelo educacional têm origem na carência de emancipar o zeitgeist pedagógico vertical e instrumental. Assim, encerra-se o artigo com uma proposta hipotética (modelo de ambiente virtual de aprendizagem), ainda em construção, que fomenta potencializar o cérebro global no ensino a distância. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16363 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino e aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos on-line | - |
Título: dc.title | EaD, Cérebro Global e Engenharia Reversa do Conhecimento: Modelo Hipotético de Plataforma Horizontal e o Processo de Aprendizagem a Partir das TIC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: