Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAndré Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorThaís Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorFabiana Aparecida Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:01Z-
Data de criação: dc.date.created2016-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16356/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200712-
Descrição: dc.descriptionO sistema Moodle de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibiliza ferramentas, como relatórios e quadro de notas, destinadas ao acompanhamento da assiduidade e do progresso de alunos de cursos a distância. Entretanto, em geral, o emprego e as possibilidades dessas ferramentas são pouco discutidos. Foram investigadas, por meio de questionário on-line, as percepções de 88 tutores a distância atuantes em cursos de formação continuada de professores de dois estados brasileiros. Todos tinham ciência das ferramentas de relatórios e notas, mas alguns declararam não usá-las frequentemente. Os relatórios eram empregados, segundo os pesquisados, principalmente, para verificar a frequência de acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem e a realização das atividades propostas. A grande maioria indicou atribuir os graus de desempenho dos alunos com a ferramenta de notas e informou utilizá-la para comentar (feedback) as tarefas submetidas para avaliação e monitorar os desempenhos acadêmicos. Para alguns, a principal dificuldade no manuseio das ferramentas envolvia desconhecimento dos recursos. A atuação tutorial é indispensável para envolver os alunos nas atividades dos cursos. Paralelamente, para bem desempenhar suas funções, esses profissionais carecem de capacitação quanto às ferramentas disponíveis.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16356-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle-
Palavras-chave: dc.subjectRelatórios-
Palavras-chave: dc.subjectNotas-
Palavras-chave: dc.subjectTutor-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleEstudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.