Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAndré Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorValeria Pontes da Costa Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorThaís Tenório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:01Z-
Data de criação: dc.date.created2016-12-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16355/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200711-
Descrição: dc.descriptionA autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16355-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectTutor-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Título: dc.titlePercepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.