Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância - Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJanaína Copello Quintes Monnerat-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Teresa Ribeiro Pessoa-
Autor(es): dc.contributor.authorJoaquim Armando Gomes Alves Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:01Z-
Data de criação: dc.date.created2016-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16352/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200708-
Descrição: dc.descriptionA sociedade atual, do conhecimento e da informação, requer do ensino superior novas dinâmicas mediadas pelas tecnologias, constituindo-se, nesse contexto, a Educação a Distância como modalidade de ensino privilegiada. Tornam-se relevantes a análise e a compreensão das formas de aquisição de conhecimento nessa modalidade por parte dos alunos, sendo o estudo da variável autorregulação da aprendizagem priorizada dada a sua importância para o sucesso acadêmico dos mesmos. O presente trabalho, após pesquisa guiada pelos atuais e credíveis repositórios português e brasileiro, RCAAP e CAPES, analisou artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado no âmbito da autorregulação da aprendizagem na Educação a Distância publicados no Brasil e em Portugal no período de 2010 a 2015. Os resultados encontrados apontam para quatro abordagens principais: o portfólio, como instrumento com imenso potencial da aprendizagem autorregulada; as estratégias de aprendizagem como extremamente importantes nos processos de autorregulação; estudos centrados no tutor e na forma como estes podem promover a autorregulação nos alunos; e, por último, as TIC, ou seja, as aplicações hipermédia como apoio à aprendizagem autorregulada. São necessários estudos mais aprofundados sobre este tema, incluindo a ampliação das plataformas de busca para um resultado mais abrangente.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16352-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulação-
Palavras-chave: dc.subjectE-learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Título: dc.titleAutorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância - Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.