Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJuliana Dalbem Omodei-
Autor(es): dc.contributor.authorÉdison Trombeta de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcos Barros de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorVanderlei Leite dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:00Z-
Data de criação: dc.date.created2016-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16350/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200706-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16350-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Título: dc.titleAcessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.