Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAgnaldo da Conceição Esquincalha-
Autor(es): dc.contributor.authorCelina Aparecida Almeida Pereira Abar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:40:00Z-
Data de criação: dc.date.created2016-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16346/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200702-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, objetiva-se investigar os conhecimentos revelados por tutores de um curso de formação continuada para professores de Matemática na modalidade a distância. Inicialmente, acompanhou-se o trabalho de 32 tutores ao longo de um ano, a fim de tipificar suas intervenções realizadas em fóruns de discussão junto aos cursistas. A partir dos resultados, em um segundo momento da pesquisa foi oferecida formação específica a um novo grupo de tutores, com o intuito de promover melhoria nas ações consideradas aquém do esperado no primeiro ano. Seis dos novos tutores se voluntariaram para ter seu trabalho acompanhando por um ano, caracterizando-se como os sujeitos desta pesquisa. Sua formação foi fundamental no quadro teórico TPACK e em autores que discutem a importância de componentes afetivo-atitudinais para a formação de professores. A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso da observação do trabalho dos tutores, que foi analisado por meio das tipologias discursivas encontradas nas intervenções realizadas pelos tutores nos fóruns de discussão do curso. As análises indicaram que componentes afetivo-atitudinais têm papel fundamental no exercício da tutoria nesse contexto, sobressaindo-se em relação a outros tipos de conhecimento.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16346-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria em Educação a Distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Tutores-
Palavras-chave: dc.subjectComponentes afetivo-atitudinais-
Palavras-chave: dc.subjectTPACK-
Palavras-chave: dc.subjectTPACK-OTE-
Título: dc.titleComponentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.