Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Daniel Fábio Salvador | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luciana Tavares Perdigão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Samira Pirola Santos Mantilla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:39:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:39:58Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2015-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16324/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200680 | - |
Descrição: dc.description | O Projeto E-book Cederj foi desenvolvido na Fundação Cecierj e consiste num sistema dinâmico que transforma os cadernos didáticos impressos em livros digitais que podem ser enriquecidos de recursos multimídia e atividades na plataforma Moodle sugeridos pelos professores dos cursos de graduação. O objetivo da pesquisa foi apresentar e analisar o processo de criação do E-book, bem como o volume de recursos multimídia utilizados na fase piloto do Projeto para os diversos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. As categorias de recursos multimídia utilizadas no Projeto foram: animação, atividade, arquivo, áudio, fórum, imagem, site, texto e vídeo. Observa-se que houve um aumento de 65% de recursos adicionados do mês de setembro até o mês de novembro. Os recursos mais utilizados nos E-books foram a animação (37%), seguida pelo site (22%) e pelo vídeo (19%). O Projeto tem encontrado forte adesão dos coordenadores de disciplina do Consórcio Cederj bem como expande possibilidades para integração didática de diferentes mídias e plataformas sempre mantendo a autonomia do professor. Palavras-chave: E-Book; Multimídia; Livros didáticos; Animações.E-book Cederj Project: Proposal, Implementation Methodology and Initial Analysis of ResultsAbstractThe E-book Cederj Project was developed by a team of experts from the Department of Digital Media at Cecierj Foundation and consists of a dynamic system that transforms the didactic books into digital books and can be improved with multimedia features and Moodle activities which are suggested by teachers from each degree course. The research objective was to present the process of e-book creation and analyze the amount available multimedia resources in E-books for undergraduate courses e-learning at the Cederj Consortium. The types of multimedia resources are: animation, file, activity, audio, forum, picture, website, text, and video. We note that there was an 65% increase of features added in the month of September to November. The resources most commonly used in E-books were animation with 37%, followed by site (22%) and video (19%). The project has support from the Cederj discipline coordinators, and it is expanding opportunities for didactic integration of different media and platforms, while maintaining the autonomy of the teacher.Keywords: E-Book; Multimedia; Didactics books; Animations. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16324 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | Projeto E-book Cederj: Proposta, Metodologia de Execução E Análise Inicial de Resultados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: