
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Carlos Henrique Leitão Cavalcante | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Verônica Lima Pimentel de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paulo Benicio Melo de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:39:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:39:57Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2015-03-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16315/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200671 | - |
| Descrição: dc.description | Entre os diversos papéis dos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo apresentado foi aplicado em 81 tutorias de um curso do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais atribuições seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.Palavras-chaves: Educação a distância; Tutoria a distância; Acompanhamento de tutoria. Monitoring the Efficiency on Distance Tutors Roles: a Method and a Tool Abstract Among the various roles of the actors in Distance Learning, it is worth highlighting the role played by the tutor, who is responsible for performing academic monitoring, enhancing content, and taking questions from students on the subject matter. Therefore, monitoring, control, and accompaniment of tutors are very important for the quality of distance education. These will correct the problems, avoiding losses in the teaching and learning process. This work has been applied on 81 tutored online courses of a Higher Education Institution. In this context, the research has enabled a classification of the tutor's assignments, the boundaries of which ones would be monitored, and the definition of assumptions and performance metrics for each of the assignments. This process formed the basis for the creation of a computational tool, called MDTMoodle, which provided the visualization of distance tutors' performances, using the concepts of traffic lights.Keywords: Distance learning; Distance tutoring; Tutor monitoring. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
| ???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16315 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | null | - |
| Título: dc.title | Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: