Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorLuiz Gustavo Ribeiro Rolando-
Autor(es): dc.contributor.authorNathalia Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorSamira Mantilla-
Autor(es): dc.contributor.authorLuciana Perdigão-
Autor(es): dc.contributor.authorMara Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorDaniel Salvador-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:39:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:39:57Z-
Data de criação: dc.date.created2015-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16312/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200668-
Descrição: dc.descriptionO fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16312-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleInfluência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.