O Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAndré Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorNívia Patterson-
Autor(es): dc.contributor.authorThaís Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorTaís Rodrigues Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:39:56Z-
Data de criação: dc.date.created2015-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16308/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200664-
Descrição: dc.descriptionE-mail e Facebook são ferramentas de comunicação bastante difundidas. Todavia, a despeito da popularidade, o uso na educação a distância contemporânea parece não explorar todo o potencial delas. Um questionário sobre o tema revelou as percepções de 50 alunos ou egressos de cursos a distância, todos profissionais da rede pública municipal de educação de Maricá. E-mails eram usados constantemente para diferentes finalidades em cursos a distância, mesmo quando havia a alternativa do correio de mensagens disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem. Os participantes percebiam o e-mail como um recurso facilitador da aprendizagem. Mas, na prática, utilizavam-no para trocar informações básicas, sobretudo, sanar com o tutor dúvidas sobre assuntos de secretaria e buscar informações sobre avaliações. Todos também haviam empregado o Facebook para fins educativos, mas somente três em cursos a distância. Para a maioria, ele era um recurso facilitador dos estudos, usado frequentemente para comunicação, debate de conteúdos ou esclarecimento de dúvidas. Os pesquisados gostariam de usar a rede social em cursos a distância por confiarem em sua potencialidade para facilitar a comunicação, conhecer e encontrar colegas e promover a interação. Tanto o e-mail quanto o Facebook podem ser mais bem aproveitados para a aprendizagem a distância. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Aprendizagem; E-mail; Facebook. The Use of e-Mail and Facebook in e-Learning According to Perceptions of Students and Graduates-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16308-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleO Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.