INTEGRANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES À CRIAÇÃO DE PEÇA TEATRAL: UMA ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DIÁLOGO COM AS ARTES.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorThelma Lopes Carlos Gardair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:38:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:38:15Z-
Data de criação: dc.date.created2017-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16893/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200654-
Descrição: dc.descriptionTese de Doutorado. O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226 estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber: jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós chamado de "jovens cientistas" é composto por estudantes da "Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio" (EPSJV) e alunos que integram o "Programa de Vocação Científica" (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de "jovens artistas" é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à linguagem teatral em duas instituições, a saber: "Casa das Arte de Laranjeiras" (CAL) e "Colégio Salesiano Santa Rosa". Um terceiro grupo integrou nosso estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da "Escola Estadual Amaro Cavalcanti" e do "Collège Jean Jaures". Ambas as instituições são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram interpretadas à luz do método de "análise de conteúdo", sistematizado por Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários. A trama da peça "Toda menina é uma rainha" consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a discussão sobre ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Tamanho: dc.format.extent13 MB-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Cecierj-
Palavras-chave: dc.subjectCiência & Teatro-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de ensino básico-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção de Ciência & Arte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectShakespeare & Galileu-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleINTEGRANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES À CRIAÇÃO DE PEÇA TEATRAL: UMA ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DIÁLOGO COM AS ARTES.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseDivulgação Científica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.