Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Thelma Lopes Carlos Gardair | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:38:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:38:15Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2017-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16893/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200654 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Doutorado. O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226 estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber: jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós chamado de "jovens cientistas" é composto por estudantes da "Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio" (EPSJV) e alunos que integram o "Programa de Vocação Científica" (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de "jovens artistas" é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à linguagem teatral em duas instituições, a saber: "Casa das Arte de Laranjeiras" (CAL) e "Colégio Salesiano Santa Rosa". Um terceiro grupo integrou nosso estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da "Escola Estadual Amaro Cavalcanti" e do "Collège Jean Jaures". Ambas as instituições são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram interpretadas à luz do método de "análise de conteúdo", sistematizado por Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários. A trama da peça "Toda menina é uma rainha" consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a discussão sobre ciências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Tamanho: dc.format.extent | 13 MB | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação Cecierj | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência & Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção de Ciência & Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shakespeare & Galileu | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | INTEGRANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES À CRIAÇÃO DE PEÇA TEATRAL: UMA ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DIÁLOGO COM AS ARTES. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Divulgação Científica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: