
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Luiz Gustavo Barcellos Inacio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:38:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:38:15Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2017-09-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16889/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200651 | - |
| Descrição: dc.description | No Brasil, existem leis, programas e iniciativas que têm como objetivo criar e desenvolver ações voltadas à garantia do direito a acessibilidade aos espaços científico-culturais. Com isso, Museus e Centros de Ciências no nosso país estão cada vez mais investindo em ações e recursos de acessibilidade para a promoção do acesso ao conhecimento científico aos mais diversos públicos, principalmente, aqueles com algum tipo de deficiência. Assim, neste trabalho foram desenvolvidos Indicadores de Acessibilidade, uma proposta de ferramenta para analisar a acessibilidade em exposições científicas e espaços científico-culturais, que permitisse identificar as acessibilidades arquitetônica, atitudinal e comunicacional, e também, os recursos de acessibilidadee o desenho das exposições, contribuindo, assim, para ações e programas institucionais. Para a validação da ferramenta construída, os indicadores foram aplicados no Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência, da Fundação CECIERJ. A metodologia do presente estudo, que pode ser configurada como qualitativa, é muito utilizada em estudos em educação em museus e engloba procedimentos de coleta e análise de dados de forma qualitativa. Após a análise dos dados coletados na Caravana da Ciência com os Indicadores de acessibilidade, foi possível verificar que este centro de ciências possui uma acessibilidade parcial ao superar diversas barreiras e apresentar três dos indicadores, arquitetônico, atitudinal e desenho, evidenciando, assim, seu potencial para ser acessível em diversos âmbitos institucionais e expográficos. Contudo, ainda existem barreiras a serem ultrapassadas neste centro de ciências, em destaque, as de cunho comunicacional. Por fim, foi possível concluir que a ferramenta se mostrou eficaz para estudos de diagnóstico e análise de museus e centros de ciências, suas exposições e atividades, e possui potencial para ser consolidada e aprofundada podendo ser utilizada para a análise da acessibilidade em diversas exposições e espaços científico-culturais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação Cecierj | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Não Formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | null | - |
| Título: dc.title | INDICADORES DO POTENCIAL DE ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA CARAVANA DA CIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Divulgação Científica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: