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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Aline Oliveira MOLENZANI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Daniele Oliveira MOLENZANI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jessica NORBERTO ROCHA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T14:38:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T14:38:14Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2017-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16883/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200647 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação. Este trabalho teve como objetivo específico identificar quais são os tipos de recursos de acessibilidade presentes em cada um dos websites, sendo eles:1) alternância do tamanho da fonte; 2) opção de contraste de cores; 3) acessibilidade em LIBRAS; 4) alternância de idiomas e navegação por meio do teclado. Assim sendo, tratou-se de uma pesquisa quanti e qualitativa, cujo corpus principal foram os websites dos centros e museus do Brasil presentes no Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil (ABCMC, 2015). Foram realizados também estudos bibliográficos, de publicações em periódicos, legislações e informações disponíveis em sites da internet sobre a temática. Ao se analisar os dados, foi possível perceber que, dos 2016 websites, nenhum conta com os cinco recursos de acessibilidade de forma simultânea. Três oferecem quatro recursos; cinco que apresentam três recursos e quatorze que apresentam dois recursos de acessibilidade. Após a análise dos dados, conclui-se que não basta que existam ações pontuais em museus, é preciso que a legislação seja colocada em prática e que as adaptações para a superação das barreiras físicas, atitudinais e sensoriais nesses espaços e nos seus meios de informação e comunicação ocorram. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Tamanho: dc.format.extent | 266 KB | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação Cecierj | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centros e Museus de Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NOS WEBSITES DOS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Divulgação Científica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
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