A Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil - UFMG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJéssica Norberto Rocha e Maria das Graças Conde Caldas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T14:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T14:38:14Z-
Data de criação: dc.date.created2017-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16855/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200639-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado - Para a educação de qualquer pessoa no mundo contemporâneo, é fundamental a noçãosobre o que acontece em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), isto é, seus principaisresultados, seus métodos, usos, riscos e limitações, bem como os interesses e determinaçõesque governam seus processos e aplicações. Para além da educação formal e da educaçãocientífica, a construção de uma Cultura Científica na sociedade também depende de diversosfatores do meio social, que muitas vezes pertencem ao universo do ensino não formal,como o acesso a meios de informação diversos, a centros de ciência e cultura, a espaços dedebates cívicos, a opções culturais, como teatro, cinema e feiras, entre outros. A criação doimaginário científico da criança e do jovem é muito influenciada pelo discurso do professorem sala de aula, principalmente pela forma como este relata, aborda e discute temas ligadosà CT&I, pelo material didático utilizado e pelo valor que dá às atividades fora da sala deaula, como visitas a museus, jardins botânicos e feiras de ciências, entre outras atividades.Por esse motivo, o presente estudo objetivou identificar e analisar a Cultura Científica deprofessores e futuros professores da Educação Básica, alunos do curso de Pedagogia adistância UAB/UFMG, para refletir sobre o processo de formação e desenvolvimento dessacultura, bem como avaliar suas práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências e discussõessobre CT&I. O trabalho, que se configura como Estudo de Caso único (YIN, 2001), incluipesquisa bibliográfica e documental, análise dos dados quantitativos e qualitativos, coletadosa partir da aplicação questionários baseados em pesquisas de Percepção Pública da Ciênciae das entrevistas semiestruturadas realizadas com uma estratificação da amostragem gerale a triangulação de informações, dados e evidências. O corpus do estudo é constituído porum universo de 155 cursistas de cinco municípios/polos, do interior de Minas Gerais, docurso de 2011 (Araçuaí, Campos Gerais, Formiga, Governador Valadares e Teófilo Otoni).Os resultados do trabalho apontam que existe interligação e interdependência dos oitoanéis da Cultura Científica do professor (modelo criado pela pesquisa), sendo eles: Perfilsociodemográfico; Cultura, leitura e espaços científico-culturais; Assuntos de interesse;Hábitos informativos; Informação científica; Participação em assuntos de CT&I; Imagináriosobre CT&I e sobre o cientista; e Prática pedagógica. A pesquisa revela, ainda, que existemlacunas de aparelhos culturais e de acesso à informação de qualidade nas regiões onde xiimora esse público, com prejuízos importantes na formação científica e cultural e na práticapedagógica dos professores. A maioria dos professores considera importante o uso da mídiana sala de aula como recurso didático motivador do aprendizado, porém acreditam que asnotícias de CT&I têm uma linguagem complexa e de difícil entendimento. Ficam, também,patentes, as expectativas não contempladas no curso, principalmente sobre didática na salade aula, como exemplos de como proceder em diferentes situações e sobre quais recursosparadidáticos podem ser utilizados para dinamizar as aulas. A partir deste trabalho, espera-seabrir caminho para futuras investigações em programas de Divulgação Científica e Culturale o fortalecimento da área de estudo no país.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Tamanho: dc.format.extent5 MB-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Cecierj-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Científica-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção Pública da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia/UFMG-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleA Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil - UFMG-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseDivulgação Científica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

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