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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Mariza Silva de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:36:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:36:03Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2015-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16302/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200135 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo intenciona apresentar o relato de pesquisa pós-doutoral sobre as aporias encontradas na implementação do curso de graduação a distância em italiano no Espírito Santo, pelo Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). A licenciatura se destina a titular professores leigos. No ente federado não há obrigatoriedade do ensino do idioma, apesar do consistente número de descendentes de italianos no estado. A implementação do projeto apresenta particularidades operacionais: 1) a proposta de curso foi aceita por municípios onde não há campos de estágio; 2) o departamento proponente do curso conta apenas com dois docentes da área; 3) teme-se pela provável falta de candidatos ao cargo de tutor presencial ou a distância que dominem o idioma fora da capital. Desses itens, decorrem as prováveis carências de tutores e de professores para lecionar, supervisionar os estágios, orientar os encontros presenciais e os trabalhos de conclusão de curso. As metodologias usadas foram a bibliográfica e a investigativa. Esta última, na forma de visitas virtuais e físicas ao IFCE, à UFC e à Ufes. O artigo aqui apresentado não traz resultados concretos, mas projeções do que pode ser feito para sanar as aporias quando o curso for instalado. As soluções viabilizadas são: constituir campos de estágio a partir de projetos de extensão (do idioma italiano) para as comunidades firmar convênios institucionais e contar com o recurso do estágio, que resolve as carências de professores e tutores. Palavras-chave: EaD; estágio de docência; licenciatura em italiano. Teaching Internship and Extension Projects in a Foreign Language Distance Education Licentiate Course in Espirito Santo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16302 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | Estágio de Docência e Projetos de Extensão numa Licenciatura em Língua Estrangeira em EaD no Espírito Santo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
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