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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Carla Denize Ott Felcher | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crisna Daniela Krause Bierhalz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lisete Funari Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:36:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:36:03Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2015-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16296/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200129 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo socializar e discutir os resultados de aprendizagem relacionados a uma estratégia didática: a construção de maquetes virtuais e físicas propostas no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD), da Universidade Federal de Pelotas, Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB3/ PARFOR), no segundo semestre de 2012. O currículo, organizado por Eixos Temáticos, tem seu planejamento com enfoque interdisciplinar. O foco deste trabalho é o Eixo Geometrias: Espaço e Forma. A base teórica deste trabalho utiliza a teoria da interdisciplinaridade, apoiada em Almeida e Passini (2002), Oliveira e Velasco (2007), Lenoir (2012), Trindade (2013) e Mello (1998). A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso, com análise qualitativa sobre dados coletados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), tais como os blogs dos polos e os registros nos portfólios virtuais, um dos instrumentos de avaliação propostos. Utiliza-se, para esta análise, a metodologia da Análise Documental (Ludke e Andre, 1986). Destaca-se, como resultado, que a estratégia didática ultrapassou os objetivos estabelecidos pelos professores, pois além dos conceitos geométricos, de física e de educação ambiental, a construção da maquete envolveu conhecimentos históricos e culturais da região em um trabalho colaborativo. Foi uma experiência significativa, segundo os registros dos próprios alunos pois, além de servir para construção da sua aprendizagem, a maquete foi utilizada pelos alunos que já atuam como professores nas suas práticas pedagógicas. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16296 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | CONSTRUINDO MAQUETES - UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO EIXO GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
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