CONSTRUINDO MAQUETES - UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO EIXO GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCarla Denize Ott Felcher-
Autor(es): dc.contributor.authorCrisna Daniela Krause Bierhalz-
Autor(es): dc.contributor.authorLisete Funari Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:36:03Z-
Data de criação: dc.date.created2015-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16296/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200129-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo socializar e discutir os resultados de aprendizagem relacionados a uma estratégia didática: a construção de maquetes virtuais e físicas propostas no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD), da Universidade Federal de Pelotas, Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB3/ PARFOR), no segundo semestre de 2012. O currículo, organizado por Eixos Temáticos, tem seu planejamento com enfoque interdisciplinar. O foco deste trabalho é o Eixo Geometrias: Espaço e Forma. A base teórica deste trabalho utiliza a teoria da interdisciplinaridade, apoiada em Almeida e Passini (2002), Oliveira e Velasco (2007), Lenoir (2012), Trindade (2013) e Mello (1998). A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso, com análise qualitativa sobre dados coletados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), tais como os blogs dos polos e os registros nos portfólios virtuais, um dos instrumentos de avaliação propostos. Utiliza-se, para esta análise, a metodologia da Análise Documental (Ludke e Andre, 1986). Destaca-se, como resultado, que a estratégia didática ultrapassou os objetivos estabelecidos pelos professores, pois além dos conceitos geométricos, de física e de educação ambiental, a construção da maquete envolveu conhecimentos históricos e culturais da região em um trabalho colaborativo. Foi uma experiência significativa, segundo os registros dos próprios alunos pois, além de servir para construção da sua aprendizagem, a maquete foi utilizada pelos alunos que já atuam como professores nas suas práticas pedagógicas.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16296-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleCONSTRUINDO MAQUETES - UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO EIXO GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.