LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO

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Autor(es): dc.contributor.authorRosa Maria Rigo-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Inês Côrte Vitória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:36:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:36:02Z-
Data de criação: dc.date.created2014-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16284/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200117-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva apresentar resultados parciais coletados no projeto de extensão denominado Comunidade Virtual Espiritualidade na Educação. A presente experiência foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade totalmente a distância, utilizando a Plataforma Moodle. O projeto foi organizado para acontecer em oito módulos, totalizando 64 horas. Foi oferecido a 115 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de diversos estados e países de latino-americanos, cuja inscrição foi opcional, interessados no tema proposto. Trata-se de um estudo interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisados excertos acerca da mediação pedagógica e os resultados desta nas leituras e na produção da escrita. O instrumento de análise das escritas foi as postagens especificamente registradas no diário de bordo dos participantes. O diário é um documento em que o autor dialoga consigo mesmo, analisando percursos, revendo posicionamentos. Esse espaço tem como objetivo também permitir ao participante registrar suas impressões sobre qualquer assunto. Especificamente, neste trabalho, o objetivo foi obter um posicionamento particular do professor participante, compartilhado apenas com o professor e o tutor. Os pressupostos teóricos escolhidos para refletir partem dos autores Nóvoa (1992), Palloff e Pratt (2013) e Souza (2003), dentre outros, pela relação de aproximação com o objeto do estudo. Desse modo, a investigação assume a seguinte problemática: de que maneira a mediação pedagógica atua sobre os processos de leitura e escrita em contextos virtuais de aprendizagem e como ambos podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes? Palavras-chave: Mediação pedagógica. Leitura e escrita. Ambientes virtuais de aprendizagem.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16284-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleLEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

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