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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Rosa Maria Rigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maria Inês Côrte Vitória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:36:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:36:02Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2014-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16284/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200117 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva apresentar resultados parciais coletados no projeto de extensão denominado Comunidade Virtual Espiritualidade na Educação. A presente experiência foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade totalmente a distância, utilizando a Plataforma Moodle. O projeto foi organizado para acontecer em oito módulos, totalizando 64 horas. Foi oferecido a 115 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de diversos estados e países de latino-americanos, cuja inscrição foi opcional, interessados no tema proposto. Trata-se de um estudo interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisados excertos acerca da mediação pedagógica e os resultados desta nas leituras e na produção da escrita. O instrumento de análise das escritas foi as postagens especificamente registradas no diário de bordo dos participantes. O diário é um documento em que o autor dialoga consigo mesmo, analisando percursos, revendo posicionamentos. Esse espaço tem como objetivo também permitir ao participante registrar suas impressões sobre qualquer assunto. Especificamente, neste trabalho, o objetivo foi obter um posicionamento particular do professor participante, compartilhado apenas com o professor e o tutor. Os pressupostos teóricos escolhidos para refletir partem dos autores Nóvoa (1992), Palloff e Pratt (2013) e Souza (2003), dentre outros, pela relação de aproximação com o objeto do estudo. Desse modo, a investigação assume a seguinte problemática: de que maneira a mediação pedagógica atua sobre os processos de leitura e escrita em contextos virtuais de aprendizagem e como ambos podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes? Palavras-chave: Mediação pedagógica. Leitura e escrita. Ambientes virtuais de aprendizagem. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16284 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
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