Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Alice Maria Figueira Reis da COSTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Felipe da Silva Ponte DE CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:35:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:35:59Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2013-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16276/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200109 | - |
Descrição: dc.description | O desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004). | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16276 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: