OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAlice Maria Figueira Reis da COSTA-
Autor(es): dc.contributor.authorFelipe da Silva Ponte DE CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:35:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:35:59Z-
Data de criação: dc.date.created2013-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16276/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200109-
Descrição: dc.descriptionO desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004).-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16276-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleOS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.