REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSimone Aparecida Tiziotto-
Autor(es): dc.contributor.authorEdson Walmir Cazarini-
Autor(es): dc.contributor.authorJose Dutra Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSelma Martins Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:35:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:35:55Z-
Data de criação: dc.date.created2012-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16263/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200096-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16263-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

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