
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Fábio Adriano Santos da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Elton Casado Fireman | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:35:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:35:54Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2013-11-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16262/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200095 | - |
| Descrição: dc.description | Pressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica, já que a formação se alicerça na racionalidade técnica. Defende-se, então, uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química à distância da UFRN, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva, onde tomamos como referência as aulas experimentais desenvolvidas de 2008 a 2010. Assim, esse levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1 - leitura e análise das aulas experimentais propostas pelos professores; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor de laboratório. Os resultados desse acompanhamento demonstram que a experimentação na Licenciatura em Química à distância da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, ainda está ligada à racionalidade técnica. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
| ???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16262 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | null | - |
| Título: dc.title | ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÍMICA EAD DA UFRN: REFLEXOS DA FORMAÇÃO ALICERÇADA NA RACIONALIDADE TÉCNICA DOS TUTORES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: