
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Masako Oya Masuda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:35:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:35:52Z | - |
| Data de criação: dc.date.created | 2010-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16255/metadados | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200088 | - |
| Descrição: dc.description | A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009). Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões - material, emocional, social.Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ - iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo. A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
| ???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16255 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | null | - |
| Título: dc.title | Editorial | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: