Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Mirian A, Carlos Crapez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Daniel Fábio Salvador | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Roberta Flávia Ribeiro Rolando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luiz Gustavo Ribeiro Rolando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jorge Felippe Leal Magarão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-12-15T12:35:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-12-15T12:35:52Z | - |
Data de criação: dc.date.created | 2010-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16252/metadados | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200085 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do artigo é apresentar o perfil dos professores que buscam por formação continuada a distância na área de Biologia da Fundação CECIERJ e a evolução dos níveis de participação deles durante o desenvolvimento dos cursos entre os anos de 2006 a 2009. Nesse período os ambientes virtuais de aprendizagem sofreram constantes inovações pedagógicas e a implementação de novas ferramentas de interação, o que refletiu positivamente na participação dos cursistas. A análise do perfil dos cursistas foi realizada a partir do mapeamento dos dados cadastrais dos inscritos nos cursos de formação continuada na área de Biologia em 2008 e 2009. Neste período, foram oferecidos oito cursos para 18 turmas, havendo um total de 6.993 pedidos de inscrição. As inscrições eram de licenciados na área Ciências da Vida em 73% dos pedidos. A maior parte dos professores que solicitaram inscrição (48%) declarou não lecionar, com 35% declarando trabalhar em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. É importante assinalar que os licenciandos já ocupam 10% da demanda, provavelmente preocupados com a inserção no mercado de trabalho através de concursos públicos. Além desses, professores com formação na área de Humanas e os que ministram aulas em escolas particulares também têm buscado a formação continuada através da EAD. Para avaliação dos níveis de participação, foi usado o banco de dados do sistema acadêmico entre os anos de 2006 a 2009, sendo os cursistas separados em diferentes grupos: observadores, participantes, concluintes e aprovados. Houve aumento da procura por cursos de formação continuada em Biologia e Ciências, bem como maior índice de participação efetiva dos cursistas do ano de 2006 para 2009, como a maior evolução do ano de 2008 para 2009. Entre 2008 e 2009, houve aumento significativo dos alunos participantes, concluintes e aprovados, com queda de 14,1% da taxa de evasão. Conclui-se que as novas práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas utilizadas têm sido de grande ajuda para os professores-cursistas na construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem para a promoção do crescimento profissional da docência na área de Biologia e Ciências no estado do Rio de Janeiro. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação CECIERJ | - |
???dc.source???: dc.source | https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16252 | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead | - |
Palavras-chave: dc.subject | eademfoco | - |
Palavras-chave: dc.subject | ead em foco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | null | - |
Título: dc.title | UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - CEDERJ |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: