APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJuliana Maciel Aguiar-
Autor(es): dc.contributor.authorCristina dos Santos Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorAna Beatriz Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:35:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:35:52Z-
Data de criação: dc.date.created2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16251/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200084-
Descrição: dc.descriptionA Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos. Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria. Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas. Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16251-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria proativa-
Palavras-chave: dc.subjectPersonalização-
Palavras-chave: dc.subjectEAD-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleAPLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.