A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMárcia Spíndola-
Autor(es): dc.contributor.authorSilvia Helena Mousinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:35:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:35:52Z-
Data de criação: dc.date.created2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16248/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200081-
Descrição: dc.descriptionNo atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16248-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em valores-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia na aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.