DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGlauca Torres Aragon-
Autor(es): dc.contributor.authorCleide Ferreira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-12-15T12:35:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-12-15T12:35:51Z-
Data de criação: dc.date.created2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16243/metadados-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/200076-
Descrição: dc.descriptionEste artigo descreve o desempenho de estudantes em uma disciplina do primeiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial oferecida pela UFRJ, pela UERJ e pela UENF através da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em 17 municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal é comparar o desempenho de estudantes de diferentes polos regionais através de análise estatística das notas médias finais dos cursantes em cada polo, ao longo de seis semestres consecutivos. Os resultados indicam uma diferença significativa no desempenho de estudantes de diferentes polos regionais, indicando que o perfil diferenciado dos cursantes, especialmente relevante na modalidade de ensino a distância, pode incluir características regionais. Os diferentes estágios de desenvolvimento humano nos municípios-sede de cada polo regional são apresentados e correlacionados com indicadores de desempenho dos estudantes. Foi observada uma correlação positiva entre as notas finais médias dos cursantes em cada polo regional com as Taxas de Alfabetização e com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - Dimensão Educação dos respectivos municípios-sede. Os resultados quantitativos são compatíveis com observações qualitativas realizadas durante as correções de provas dissertativas dos estudantes. Concluímos que a busca de mecanismos para reforço dos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio é de especial relevância em municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CECIERJ-
???dc.source???: dc.sourcehttps://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/16243-
Palavras-chave: dc.subjectead-
Palavras-chave: dc.subjecteademfoco-
Palavras-chave: dc.subjectead em foco-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho de estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Desenvolvimento Humano-
Palavras-chave: dc.subjectnull-
Título: dc.titleDESEMPENHO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (CEDERJ)-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - CEDERJ

Não existem arquivos associados a este item.