Educação na Contemporaneidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Adnilson José da-
Autor(es): dc.contributorWeide, Darlan Faccin-
Autor(es): dc.contributorGuilhermetti, Paulo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Adnilson José da-
Autor(es): dc.creatorWeide, Darlan Faccin-
Autor(es): dc.creatorGuilhermetti, Paulo-
Data: dc.date2017-08-21T18:06:31Z-
Data: dc.date2017-08-21T18:06:31Z-
Data: dc.date2009-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-11-21T11:06:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-11-21T11:06:19Z-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/80-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.hom.capes.gov.br/handle/capes/176987-
Fonte: dc.identifier.urihttp://172.19.30.197:8080/dspace5/handle/capes/269287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/177386-
Descrição: dc.descriptionO livro tem como propósito auxiliar os alunos nos estudos sobre a Gestão Escolar, mais precisamente sobre a função social da instituição Escola. Ele é parte integrante dos conteúdos que estão disponíveis no Sistema Moodle e, portanto, complementam-se, não devendo ser utilizado isoladamente. Neste tem-se a Análise de Conjuntura, ferramenta que vai auxiliá-lo na compreensão das diferentes funções sociais atribuídas à Escola. Apresentam se algumas tendências pedagógicas que foram se alternando no Brasil, bem como, identificam-se duas forças de conflito no cenário do século XIX, sejam elas, liberalismo e socialismo, respectivamente, responsáveis pela manutenção ou transformação social. Apresenta-se a função social tecnicista da Escola que teve, entre outras atribuições, preparar mão-de-obra para o desenvolvimento industrial. Na sequência, são analisadas algumas Teorias Critíco-Reprodutivistas, entre elas, Sistema de Ensino Enquanto violência Simbólica, Aparelho Ideológico do Estado e Escola Dualista, que reafirmam o caráter reprodutivo da escola. O texto prossegue com Ivan Illich, em que se busca compreender as razões da negação da escola, através do manifesto por uma Sociedade Sem Escola, e chega em Freire, tratando de uma escola proletária, problematizadora, em que educar é um ato político de compreensão e transformação da realidade. Além disso, você terá algumas análises da função social histórico-crítica como alternativa pedagógica ao viés tradicional, escolanovista e tecnicista.-
Idioma: dc.languagepor-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação – Aspectos Sociológicos-
Título: dc.titleEducação na Contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unicentro

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