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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Adnilson José da | - |
Autor(es): dc.contributor | Weide, Darlan Faccin | - |
Autor(es): dc.contributor | Guilhermetti, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adnilson José da | - |
Autor(es): dc.creator | Weide, Darlan Faccin | - |
Autor(es): dc.creator | Guilhermetti, Paulo | - |
Data: dc.date | 2017-08-21T18:06:31Z | - |
Data: dc.date | 2017-08-21T18:06:31Z | - |
Data: dc.date | 2009 | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-11-21T11:06:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-11-21T11:06:19Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/80 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.hom.capes.gov.br/handle/capes/176987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://172.19.30.197:8080/dspace5/handle/capes/269287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/177386 | - |
Descrição: dc.description | O livro tem como propósito auxiliar os alunos nos estudos sobre a Gestão Escolar, mais precisamente sobre a função social da instituição Escola. Ele é parte integrante dos conteúdos que estão disponíveis no Sistema Moodle e, portanto, complementam-se, não devendo ser utilizado isoladamente. Neste tem-se a Análise de Conjuntura, ferramenta que vai auxiliá-lo na compreensão das diferentes funções sociais atribuídas à Escola. Apresentam se algumas tendências pedagógicas que foram se alternando no Brasil, bem como, identificam-se duas forças de conflito no cenário do século XIX, sejam elas, liberalismo e socialismo, respectivamente, responsáveis pela manutenção ou transformação social. Apresenta-se a função social tecnicista da Escola que teve, entre outras atribuições, preparar mão-de-obra para o desenvolvimento industrial. Na sequência, são analisadas algumas Teorias Critíco-Reprodutivistas, entre elas, Sistema de Ensino Enquanto violência Simbólica, Aparelho Ideológico do Estado e Escola Dualista, que reafirmam o caráter reprodutivo da escola. O texto prossegue com Ivan Illich, em que se busca compreender as razões da negação da escola, através do manifesto por uma Sociedade Sem Escola, e chega em Freire, tratando de uma escola proletária, problematizadora, em que educar é um ato político de compreensão e transformação da realidade. Além disso, você terá algumas análises da função social histórico-crítica como alternativa pedagógica ao viés tradicional, escolanovista e tecnicista. | - |
Idioma: dc.language | por | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – Aspectos Sociológicos | - |
Título: dc.title | Educação na Contemporaneidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unicentro |
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