Arte e Ensino I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Katiane dos-
Autor(es): dc.creatorSantos, Katiane dos-
Data: dc.date2017-08-21T17:52:02Z-
Data: dc.date2017-08-21T17:52:02Z-
Data: dc.date2016-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-11-21T11:06:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-11-21T11:06:14Z-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/565-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.hom.capes.gov.br/handle/capes/176928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://172.19.30.197:8080/dspace5/handle/capes/269228-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/177327-
Descrição: dc.descriptionPara entender a Arte dentro do contexto educacional faz-se necessário a apropriação de vários conceitos e significados, o que implica na explicitação da sua dimensão como um dos componentes curriculares. Nesse sentido, o presente documento visa abordar a epistemologia da Arte, seus conteúdos, metodologia e avaliação. O ensino de Arte por muito tempo apresentou-se a partir de um caráter meramente utilitário, onde sua prática era reduzida ao fazer deforma instrumental, sem associação à construção do conhecimento e do desenvolvimento do saber sensível. No contexto contemporâneo, principalmente após a promulgação da Lei 13.278 de 02 de maio de 2016, a qual alterou o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino das quatro linguagens da Arte (Artes visuais, Dança, Música e Teatro) tornou-se obrigatório em todos os níveis da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, neste material compreende-se o Ensino da Arte, a partir do entendimento de que tal disciplina constitui-se dentro de um espaço e tempo curricular onde privilegia-se a busca e a aquisição de saberes artísticos e estéticos. De modo que, como descrito por Ferraz e Fusari (2009, p. 28): “Quando tratamos do fazer e do apreciar a arte na escola, estamos nos referindo aos procedimentos de ensino e aprendizagem realizados de maneira intencional, criadora e sensível”.-
Idioma: dc.languagepor-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleArte e Ensino I-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
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